10 mil testes da Covid-19 estocados na Prefeitura precisam ser usados

20/06/2020 00:01

Testes

A prefeitura tem até a quarta-feira para elaborar um protoloco, ou seja, as regras, para a testagem da Covid-19 na cidade. A Secretaria de Saúde tem um estoque de 9.920 testes e os ministérios públicos estadual e federal, que tem se reunido periodicamente com a Prefeitura, já detectaram que é baixo o índice de testagem na cidade. E tem muita gente que procura os pontos de apoio e sai de lá sem testes porque não tem todos o sintomas que indiquem Covid-19…

Fala sério!

O prefeito Marcelo Crivella constituiu um comitê científico para orientar suas ações no enfretamento à Covid-19. Até aí, tudo correto. Mas o comitê é formado na maioria por cargos em confiança que estão recebendo gratificações pelo serviço.  Em uma reunião haviam 26 pessoas e apenas uma infectologista e dois veterinários. 

Tem tudo pra dar certo

As regras que as empresas de ônibus devem seguir para evitar aglomeração finalmente foram apresentadas pela prefeitura. Destacamos que cada ônibus, além de todos os assentos ocupados, poderá duas pessoas em pé a cada metro quadrado. E a CPTrans afirmou que não tem garantias para evitar aglomeração…. Vai sobrar para os motoristas, né? E os rodoviários vão estar ainda mais enrolados com a população: se os ônibus lotarem não poderão parar nos pontos deixando quem pega a condução no caminho a pé. 

Deu ruim, fera

Um dos principais candidatos à Câmara é o ex-coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Roberto Junior. Ex-camelô, fica ruim pra imagem dele o governo combater com veemência o comércio ambulante nesta época de pandemia, como foi com o vendedor de cuscuz, o Isac Santos.

O fã número 1 do prefeito, Henrique da Saúde, servidor do HMNSE, agora tem um caneca estilosa para tomar café pensando em Bernardo Rossi. 

Onda laranja adiada

Empresários do setor de hotelaria e gastronomia já estão em desespero. A prefeitura informou que ainda não há data para a reabertura das atividades econômicas incluídas na chamada linha laranja, que vai incluir restaurantes, hotéis, pousadas, academias e bares. A prefeitura dava indícios de que poderia autorizar o funcionamento das atividades da linha laranja na próxima segunda-feira, mas agora mostra que pode recuar.

Inclusão

Esta é uma boa iniciativa do vereador Marcelo da Silveira e já foi aprovada na Câmara: aquisição de jogos em libras e braile para as escolas de Petrópolis. Estes recursos são importantes para despertar interesse nos alunos e promover a inclusão. 

Drive-thru do Covidão

Acontece neste sábado, das 9h às 16h, para 200 pessoas – lotação esgotada – os testes do coronavírus no Parque de Exposições, em Itaipava, no sistema de drive-thru. Não é nenhuma novidade visto que várias cidades, além da capital, já tem o serviço como Maricá, Niterói, Volta Redonda, Duque de Caxias…

Mais baixas

O superintendente de esportes da Prefeitura, Leandro Kronemberger, disse que seu departamento trabalha para realizar os eventos programados para o segundo semestre, mas ele não leva fé que tudo possa ser realizado ainda este ano em função da pandemia da Covid-19.

Contrato de boca

Enquanto não se escolhe, por meio de licitação, uma empresa que fique responsável pela limpeza do Hospital Alcides Carneiro e UPAs o contrato com a atual foi prorrogado. Mas, o formato gerou reclamações da vereadora Gilda Beatriz: “renovação tácita, ou seja,  subentende-se que continua, mesmo sendo só de boca, o que não é permitido na administração pública”. Nem isso pode. No máximo dá pra fazer confissão de dívida. E abrir responsabilização de quem deixou vencer ou não realizou a licitação no prazo. E torcer para que o Ministério Público não perceba. 

Ainda não

Os testes nas Unidades Básicas de Saúde não vão mais começar na segunda-feira, como a prefeitura anunciou. Depois de ter sido anunciada a testagem – provavelmente porque os ministérios públicos estadual e federal estão no pé da Prefeitura – descobriram que as equipes nas UBS ainda precisarão ser treinadas. 

Eu, hein…

O prefeitável Leandro Azevedo gastou um tempão de sua fala em plenário estes dias para elogiar membros do governo que franquearam sua entrada em hospitais com a comissão de acompanhamento da Covid-19 da Câmara de Vereadores. “Não questionaram nenhuma atitude ou movimentação minha”, disse o belo… Ué? Mas, não tem mesmo que questionar. Como parlamentar você pode ir onde quiser, ver o que quiser, perguntar o que quiser, com ou sem comissão. E pode ser de surpresa, precisa nem avisar. 

A Pedra da Cuca, uma das paisagens mais bonitas do Vale das Videiras, em clique de @felipe_k2adventure.

 

Últimas