108 casos e 9 mortes na semana em Bernardo Rossi anuncia início da reabertura de comércio e serviços
Números em alta 1
O prefeito Bernardo Rossi pretendia anunciar a reabertura de comércio e serviços com números da Covid-19 caindo na cidade. Não deu. Somente na semana passada foram 108 novos casos e nove mortes e, estas, não são de óbitos de semanas anteriores, mas todos ocorrendo, de fato, ao longo da semana.
Números em alta 2
Estes são alguns dos dados que levaram os ministérios públicos estadual e federal a arguirem oficialmente a prefeitura. Eles querem saber qual o embasamento técnico que levou a prefeitura a permitir a reabertura de negócios mesmo com a chamada “curva da Covid-19” em ascendência em Petrópolis.
Números em alta 3
A prefeitura diz que levou em conta as taxas de ocupação dos leitos de UTI, a avaliação epidemiológica diária dos números de casos e óbitos e o número de leitos de UTIs e clínicos disponíveis diariamente. Talvez os MPs perguntem uma projeção, baseada nos números de casos atuais e de internações, de um cenário daqui a um mês, por exemplo, considerando ascensão da doença…
Semana inglesa
Talvez os MPs possam perguntar à Prefeitura para nos matar a curiosidade: é verdade que em Petrópolis a Covid-19 cumpre a semana inglesa? Porque a atualização de casos aos sábados e domingos na cidade é mínima…
E o Museu de Cera, fechado por conta da pandemia, fez uma divulgação diferente nas suas redes sociais: colocou máscaras nas estátuas para chamar a atenção para a importância da prevenção e também para divulgar que depois que isso tudo passar é uma boa opção de lazer em Petrópolis.
Multa 1
A aplicação de multas – de R$ 250 – para quem for pego na rua sem máscara agradou a maioria da população. Se a compra, pela Prefeitura, de 100 mil máscaras, uma determinação do prefeito por decreto, já tivesse sido concretizada seria melhor. As máscaras, de tecido, serão distribuídas a pessoas quem não têm condições de comprá-las.
Multa 2
Falando em multa, Partisans querem ver como será multar o deputado federal Daniel Silveira quando ele for ao supermercado sem máscara.
UTIs
O prefeito anunciou que terá mais 64 leitos de UTIs na rede pública – 34 no Hospital Nossa Senhora Aparecida, 25 na UPA de Cascatinha e cinco no HMNSE. O HNSA diz que consegue colocar 10 para funcionar na primeira semana de junho e na UPA de Cascatinha devem ficar prontos no dia 05 de junho.
Empenho
Nos dias que antecederam a reunião do Conselho de Saúde o governo trabalhou intensamente no convencimento dos conselheiros a votar contra a orientação pelo lockdown na cidade. Acabou que o conselho foi contra o bloqueio total. Assim, o governo pode levar adiante o plano de retomada do comércio e turismo que inicia na próxima segunda-feira.
Best friends
Os mais novos amigos de infância: vereador Dudu e o secretário de Administração, Marcus von Seehausen. Não se desgrudam.
Araras solidária
O Projeto Araras iniciou em março a campanha Araras Solidária com arrecadação de recursos para atender às famílias carentes da região. E já usaram R$ 8,4 mil na compra de cestas básicas e máscaras, todas já distribuídas.
Sem assento
Você leu aqui nas páginas da Tribuna que o Ministério Público recomendou que a Prefeitura retire os bancos das praças. Quanto menos “conforto” tiver nas ruas menos gente à toa nestes locais. Em Duas Barras a prefeitura retirou bancos de todas as praças ainda em março.
Felipe Almeida é autor deste clique maravilhoso no Vale das Videiras.