172 anos da Comunidade Luterana em Petrópolis

25/08/2017 12:45

29 agosto de 1845. Data que marca o início da Comunidade Luterana em Petrópolis. Hoje é um dia de festa para a Comunidade Luterana. Lembramos 172 anos de vida e de história. História que foi construída com o suor dos nossos antepassados que aqui chegaram.

Gostaria de compartilhar com vocês algumas palavras do livro Fragmentos Históricos, do ano de 1954, que nos relata como se sentiram e nos conta da fé e da confiança em Deus dos nossos antepassados (p. 46 a 48).

“Manifestaram-se de como eles pensariam ainda em se instalar nesta nova pátria. Também se manifestava uma bem firme confiança em Deus, que parece ser impossível de tirar do povo alemão, e a mais emocionante gratidão para com o Senhor sobre a terra e o mar, que os tinha tornado felizes. 

Eles se mostravam sempre agradavelmente admirados. Quase não podiam compreender que o verdejar, florescer e dar fruto o ano inteiro continuava misturadamente, que não se precisava ajuntar provisões, de fato também não se precisava aquecer.”

A professora petropolitana de português Vera Goerke dizia em suas aulas: “Vocês tem o privilégio de viver no país mais bonito do mundo. Sejam hóspedes agradecidos na terra dos outros.”

Os colonos alemães aqui chegados em 29 de junho de 1845 eram compostos de cerca de 60% de católicos apostólicos romanos e 40% de evangélicos luteranos. Tanto para uns como para outros, havia necessidade de trazer um padre e um pastor que falasse o alemão. Para os alemães luteranos, chegou o P. do Rio de Janeiro Frederico Avé Lallemant: 

“Foi então que em 29 de agosto se realizou, num salão do quartel, o primeiro culto, dando com isso início oficial dos trabalhos eclesiásticos na Comunidade Evangélica de Petrópolis.” (Fragmentos históricos, p. 48)

Da mesma forma, Paulo Barbosa também escreve sobre as dificuldades do início da colônia e sobre a fé dos imigrantes:

“Esta fazenda apenas tinha uma casa. Acomodam-se os que chegam em barracas enquanto se lhes fazem casas e se derribam matos virgens para fazer o terraplano em que se devem edificar; a falta de uma boa estrada, a falta de conhecimento da língua do país e mil outras causas que longo seria enumerar, seriam todas e cada uma bastante para fazer desanimar os meus alemães, a não ter vindo em meu socorro o Sr. Avé Lallemant; que exortando-os com a eloquência dos Evangelhos, os tem feito sobrepujar as dificuldades e corajosos vencem as dificuldades que se opõe ao seu estabelecimento.” (Fragmentos históricos, p. 50)

Em 1846, o P. Julius Friedrich Lippold foi recebido como pastor da nossa Comunidade em Petrópolis. Da vida da Comunidade, escreve-se à p. 58: 

“O salão, posto à disposição da Comunidade pela administração da colônia, não podia conter todos os ouvintes, de maneira que grande parte sempre tinha que ouvir as pregações através das janelas abertas.” 

Em 1852, o P. Lippold veio a falecer de febre amarela. Mas o fervor religioso da Comunidade não se esfriou. Conta o P. Hoffmann:

“No domingo de manhã, à hora costumeira, era o culto; a igreja estava superlotada e nem assim cabiam todos os ouvintes, mesmo estando todas as crianças obrigadas a ficar de pé. A pregação com a presença de tão grande número de ouvintes não era um trabalho, mas um prazer.” (Fragmentos históricos, p. 64)

Os nossos antepassados valorizavam a fé e a sua Igreja! Era a fé que os sustentava nesta nova vida nesta terra estranha! Era a fé que os fazia ter forças para vencer os desafios que se apresentavam! 

Que nesta fé a Comunidade Luterana em Petrópolis permaneça, dando testemunho deste Deus de amor! 

Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

Últimas