19ª edição do Solstício traz músicos locais e atração internacional na Barão

19/12/2019 12:00

Petropolitanos e visitantes tem mais uma oportunidade de lazer na cidade até domingo, que é o Festival Solstício do Som verão 2019, que está em sua 19ª edição e apresenta cinco dias com o melhor da música autoral da cidade. Além de boa música, que for ao Solstício conta ainda com entrada franca na Casa Inspira, localizada na Avenida Barão do Rio Branco (nº1062), das 15h às 22h até domingo (22/12). Como aconteceu em todas as edições, o evento se encerra com a tradicional “Jam Session”.

Leia também: ‘Cine Família’ do Palácio Rio Negro exibe filme de Natal nesta quinta à tarde

Além da programação musical, o evento conta com a parceria do curso de Licenciatura em Física do CEFET-RJ Campus Petrópolis, com um Planetário que terá sessões abertas ao público em geral, e também com o coletivo de brechós ‘Geleia Geral’. “Apesar de todas as limitações, o festival vai acontecer, oferecendo gratuitamente muita música, astronomia, cerveja artesanal a preços acessíveis, comidas maneiras, moda consciente, fotografia analógica e muito mais!” conta João Felipe Verleun, organizador do Festival Solstício do Som.

Para essa edição, a marca do Solstício foi reformulada pelo artista visual Cesar Voigt, que recombinou os elementos que compõem a identidade do evento com a desfiguração da imagem de Dom Pedro II, como crítica a uma ideia elitista de turismo que desprivilegia outras manifestações culturais da cidade: “Dom Pedro II era um grande admirador e incentivador das ciências e das artes. Mas sua imagem é utilizada por uma a população branca empobrecida que se envaidece de um passado aristocrático do qual nunca participou. A imagem de Dom Pedro II nos limita enquanto petropolitanos, mas também nos inspira pela sua real personalidade e suas convicções progressistas de liberdade” complementa João Felipe.

A programação teve início ontem com o melhor do rap e hip-hop, com  destaque para o coletivo “Boom Lab Music” e o “Fella” como novos expoentes do gênero na cidade. Hoje, teremos o retorno da “Oniblues Band” de Marcelo Buddy além da “Alles Club” de Juiz de Fora-MG, e o destaque para a “ÀIYÉ”, projeto solo de Larissa Conforto, ex-baterista da “Ventre” e atual do músico Paulinho Moska. 

Amanhã “Blanchez” de Teresópolis-RJ e “Ultimo Sopro” botam mais peso no som. O sábado traz uma sequência de renomadas bandas locais, a estreia da “Ambivalente” e do novo projeto chamado “saudade” de Saulo von Seehausen, conhecido como vocalista da “Hover”; além de uma atração internacional, “Julie Neff” de Toronto, Canadá. E o domingo terá uma sequência de excelentes bandas petropolitanas, culminando no show da “Café Bordel” seguido pela ‘Jam Session’, com um palco aberto para a participação do público e dos músicos presentes.

Últimas