2° Edição da Rio Info Petrópolis começa hoje; confira a programação completa
Começa nessa quarta-feira (30) a Rio Info Petrópolis. A segunda edição da feira tecnológica que promove o debate sobre o desenvolvimento da inovação no interior do Estado do Rio de Janeiro tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mais de 150 pessoas, entre empresários, estudantes e professores universitários já confirmam presença na feira que ocorrerá na Cervejaria Bohemia.
A programação, desenvolvida pela TI Rio – Sindicato das Empresas de Informática, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Distrito de Inovação e Programa Ciência e Movimento, contará com o Desafio Rio Info Petrópolis, destinado ao público universitário para a elaboração de projetos, além de palestras sobre tecnologia.
“Temos na cidade empresas que são referência em alta tecnologia, universidades capacitadas para formar a mão de obra e um ambiente de produção qualificado. O que queremos é fomentar o setor tecnológico, destacando as produções dos universitários e chamando a atenção dos empresários sobre as vantagens de se investir na nossa cidade. Agradeço a atenção dos organizadores e peço ao petropolitanos que prestigiem o evento”, disse o prefeito Bernardo Rossi.
Entre os objetivos da Rio Info Petrópolis estão o apoio ao ambiente de inovação na região. “A feira aproximará as universidades e seus projetos do mundo empresarial, incentivando o empreendedorismo, promovendo a ampliação de trabalhos na área tecnológica. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participará de um painel. Na ocasião, serão discutidas as vocações e as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo poder público para estimular o setor”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
A Secretaria de Desenvolvimento vai participar, no dia 31 de agosto, às 16h, do painel “ SpeedUp, Articulando geração de conhecimento, cultura empreendedora, inovação junto a entes públicos e privados”. Durante o debate, serão discutidas as políticas públicas e as ações privadas são essenciais para o fomento e desenvolvimento de um ambiente acolhedor de inovação. Como estas políticas podem ajudar na manutenção dos jovens bem qualificados no interior do estado. Quais os exemplos a serem balizados? Quais as ações locais e regionais?
“A Rio Info está de parabéns pela programação. O Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia apoia o evento que vai promover a interação entre as universidades, setor privado e poder público, através de debates educativos. O objetivo é o de criar um ambiente de interação cada vez maior entre esses componentes e esse é um passo importante para transformar Petrópolis em referência na área tecnológica. Queremos que os jovens que aqui se formam, fiquem na cidade, encontrem um ambiente propício para o estabelecimento de suas empresa”, explica o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Darlan Mendes.
Ele representará o poder público no painel “ SpeedUp, Articulando geração de conhecimento, cultura empreendedora, inovação junto a entes públicos e privados”. Também participarão desse painel Ricardo Kneipp, IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Alberto Blois, TI Rio, Claudia Pacheco, SEBRAE e Augusto Gadelha, do LNCC.
“A expectativa é a melhor possível. O evento é muito importante porque vai reunir as empresas, os estudantes, poder público e academia, tornando um ambiente muito rico para promover o empreendedorismo intenso e conhecimento. Será uma ótima oportunidade de negócios para as empresas, parcerias e direções. Os profissionais e estudantes terão um direcionamento de como está o mercado, onde eles podem atuar. A nossa expectativa é grande. Já temos cerca de 150 inscritos e mais importante do que a quantidade de pessoas inscritas é a qualidade do público que vai estar presente no evento, resultado da parceria dos nosso parceiros, prefeitura, Sebrae, Programa Ciência em Movimento e a TI Rio”, explicou Alberto Blois, criador da Rio Info e integrante da TI Rio e Sindicato das Empresas de Informática
Confira a programação completa:
Dia 30 de agosto
14h às 18h Desafio Rio Info Petrópolis de Inovação e com coffee break às 16h.
O Desafio Rio Info Petrópolis de Inovação receberá alunos do ensino universitário e alunos do ensino médio para pensar, analisar e propor soluções para problemas da cidade tais como mobilidade, ambiente cervejeiro e saúde. Os alunos interessados podem se inscrever individualmente ou em grupos. As melhores propostas em cada área serão apresentadas no dia seguinte, dia 31 de agosto, na mesa de Makers.
19h- Boas-vindas, Talk Show Flávia Bendelá, Marcio Campos e público presente entrevistam Robert Jansen – confirmado
20h30- Happy Hour e network
Dia 31 de agosto:
08h30- Credenciamento e coffee Break
09h- Mesa: Make-up e makers, explorando oportunidades com ciência e tecnologia.
Mesa de apresentação dos projetos vencedores em cada área do Desafio Rio Info Petrópolis de Inovação e a análise de oportunidades de emprego e alavancamento de cada uma das propostas.
10h15- Mesa: “StartUp, inovando com ciência e tecnologia: os centros geradores de conhecimento no processo de inovação
11h30 – Abertura do evento
Abertura do evento com representantes da comissão organizadora.
12h – Almoço e network
14h – Coffe Break
14h30- Palestra "Processamento de alto desempenho em GPU: visão geral, aplicações e tendências" por Roberto Souto.
14h30- “WarmUp, consolidando uma cultura empreendedora na relação centro de pesquisas e empresas”.
16h – “SpeedUp, Articulando geração de conhecimento, cultura empreendedora, inovação junto a entes públicos e privados”
17h – Encerramento
Mesa formada pelo Comitê Organizador e convidados para a avaliação do evento.
18h- Happy Hour RioInfo e network