2022 pode não reservar títulos, mas será o ano do futebol em Petrópolis

12/10/2022 08:00
Por Roberto Márcio, Especial para a Tribuna

Este ano ficará marcado pelo surgimento de dois clubes de futebol profissional em Petrópolis: o Vera Cruz e Petrópolis/Gonçalense. Para fazer companhia ao Serrano, o trio deu o que falar neste ano e mostra que a Cidade Imperial pode ser, em poucos anos, uma referência no futebol do estado. Daqui saíram Luíz Henrique, do Real Betis, Rafael (Botafogo) e Gabriel Pec (Vasco) que hoje são destaques.

O Vera estreou na Série C do Rio de Janeiro e, apesar de não ter ficado entre os primeiros, a experiência foi válida e, de forma inédita, pôs para jogar atletas apenas de Petrópolis. E o Petrópolis, que comprou o Gonçalense, disputou duas competições – terminou em quinto na Série A2 e terceiro na Copa Rio -, sendo uma boa novidade no cenário regional. E agora o Serrano, que realiza excelente campanha na Série B1.

A temporada não acabou

O Serrano vai disputar o título estadual da B1, mas a força com que o futebol surgiu após dois anos de pandemia é um bom sinal. Afinal, o futebol encontrou em Petrópolis um terreno fértil para desenvolver craques e fazer boas gestões do desporto. Para os próximos anos, a tendência é gerar novas escolinhas.

Serrano pode chegar a recorde de vitórias desde que retornou a Série B

O Serrano fará contra o Paduano nesta quarta-feira, às 15h, em Moça Bonita, o jogo adiado da terceira rodada da Taça Maracanã. A equipe de Petrópolis, em caso de vitória, reassume a primeira colocação do Campeonato Estadual da Série B1 e chega a seis vitórias numa competição – números obtidos no Estadual de 2020 e recorde desde que deixou a Série C.

A dois pontos do líder Araruama, o Serrano faz um jogo importante porque, após essa rodada extra, fará mais três jogos – dois fora de casa e um no “Atilhão” -, que vão definir seu rumo na competição. Por outro lado, o adversário desta quarta-feira é o primeiro time fora do G-4 e precisará do triunfo para entrar na zona de classificação para a semifinal.

Vera Cruz começou sua participação na Copa Brasileirinho de futebol sub-14

O Vera Cruz deu a largada nessa terça-feira em sua participação na Copa Brasileirinho de futebol sub-14, que acontece em Belo Horizonte e reúne a nata da base do futebol do país. Além do Cruzeiro, contra quem jogou ontem, o time de Petrópolis terá pela frente, ainda na primeira fase, o Estrela Dourada, de São Paulo, Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, e o América Fluminense, de Minas Gerais.

Corrêas ganha o reforço de Mancha, ex-Pec, para o Campeonato Carioca de futsal

Atual campeão estadual, o Corrêas conseguiu a proeza de manter o elenco para a disputa do Campeonato Carioca de futsal (categoria de adultos), cuja estreia será neste fim de semana, fora de casa. Além de repetir o plantel, o clube conseguiu a contratação do ala-pivô Mancha, ex-Petrópolis Esporte Clube, que já fez sua estreia contra o Três Rios.

Técnico correense acompanhou a goleada de seu rival de estreia para o Vasco

O técnico, Vítor Machado, acompanhou o jogo de abertura do Campeonato Carioca de futsal no último fim de semana, a fim de estudar o adversário de estreia do Corrêas na competição. Ele viu o Três Rios ser envolvido pelo Vasco e sofreu a goleada por 5 a 0, algo que liga o sinal de alerta, já que os trirrienses jogam contra o Corrêas neste sábado, em seu ginásio, e querem a todo custo a reabilitação.

O esforço dos petropolitanos em ajudar as equipes cariocas subirem no Brasileiro

É enorme o esforço de dois petropolitanos nesta reta final de temporada. O lateral Rafael sentiu uma contusão no jogo em que o Botafogo venceu o São Paulo e segue em tratamento para voltar ao time e recuperar a titularidade. Já Gabriel Pec vem ganhando chances em partidas do Vasco, sempre no segundo tempo, mas ainda sem uma definição se poderá começar jogando neste momento decisivo da Série B.

Casa de Portugal embarca nesta quarta para o Brasileiro e joga no dia seguinte

Começou nesta terça-feira o Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre Patins (categoria sênior), que vai acontecer até domingo na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo. E a Casa de Portugal – que fará a sua estreia nesta quinta-feira – viaja nesta quarta-feira. O clube petropolitano inscreveu dois times: o principal, que é base da seleção brasileira e um mais jovem, formado por meninas entre 12 e 15 anos.

Giro da Tribuna Casa de Portugal embarca para disputa do Brasileiro de hóquei em Sertãozinho
Foto: Divulgação


Lançamento de documentário sobre Crézio Chaves resgata primórdios da luta em Petrópolis

Recentemente, no Centro de Cultura Raul de Leoni, recebeu uma avant première do documentário sobre a vida de um dos maiores nomes do jiu-jitsu brasileiro, Crezio Chaves, que aos 85 anos ainda treina e ensina a defesa pessoal a muitas gerações petropolitanas. O valioso material sobre o cearense, radicado em Petrópolis, é um reconhecimento de sua participação brilhante aqui e muitas histórias sobre sua vida no esporte.

Petropolitana disputa medalha pelo Brasil nos Jogos Sul-americanos de Assunção

A petropolitana Rebeca Pereira está integrada à seleção brasileira, que começou, nesta semana, a busca por medalhas no tênis pelos Jogos Sul-americanos de Assunção, no Paraguai. Considerada a referência da modalidade na Cidade Imperial, Rebeca é apontada como uma das maiores esperanças verde e amarela na conquista de medalhas.  

Livro sobre lenda do xadrez será lançado no próximo sábado, na Nobel

Após mais de um ano de trabalho em uma pesquisa sobre um dos maiores gênios do xadrez mundial, o livro “Escalada de um Campeão” retrata a vida de Bobby Fischer – o primeiro e único campeão mundial nascido nos Estados Unidos. Escrita pelo petropolitano Cláudio Marcolino, a obra tem como coautores: Antônio Silvio da Costa e José Costa Fernandes, e será lançada neste sábado, às 15 horas, na Livraria Nobel.

Treinador do Magnólia faz um balanço da participação dos atletas do clube no Mundial

O treinador de vários atletas do Magnólia e coordenador de esgrima do clube petropolitano, Guilherme Giffoni, acompanhou a disputa do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno (categoria Júnior), que terminou recentemente na Polônia.

Especialista em esgrima, Guilherme considerou muito boa a presença dos alviverdes do Bingen na competição

Guilherme Gifone treinou parte da seleção no Mundial de Pentatlo na Polônia.
Foto: Divulgação


Guilherme Giffoni fez o seguinte balanço: ” Nossos pentatletas foram brilhantes. Os resultados são prova disso, pois Matheus Nobre quase alcançou a fase final, tendo um ótimo rendimento, mas bobeou no último tiro e foi ultrapassado pelo francês que pegou a vaga, ficando atrás por um ponto. Já Marcela Mello ainda é jovem A e foi às semifinais, além de Nicolas Medeiros, outro jovem A – que arrebentou no revezamento. Matheus Romanelli deu conta do recado no revezamento. Todos estão evoluindo, até mesmo por se tratar de categoria de base. Acredito que essa turma tem potencial para disputar pódio internacional futuramente”, disse o treinador.

Intercolegial da Fase mostra a força do desporto estudantil em dois finais de semana

Terminou, no fim de semana passado, o I Intercolegial UNIFASE. Em dois finais de semana, o evento reuniu mais de 200 jovens com a disputa das modalidades de basquete e vôlei – categoria sub 18 masculino e feminino. Os resultados: Basquete (masculino): 1º) C.E. José Bonifácio; 2⁰) São Tomás e  3⁰) PRW; Basquete (feminino) – 1⁰) Ipiranga; 2⁰) C.E. Rui Barbosa; Vôlei (masculino) – 1⁰) Alahor; 2⁰) São Tomás e 3⁰) Bom Jesus Menino Jesus; Vôlei (feminino): 1⁰) Bom Jesus Canarinhos; 2⁰) São Tomás e 3⁰) C.E. José Bonifácio.

O ex-secretario Berg entregou a premiação do handebol no Torneio da Fase.
Foto: Divulgação

Últimas