221 mil moradores de Petrópolis dependem do SUS
Pelo menos 70% da população da cidade dependem, exclusivamente, do SUS. São 221 mil moradores de Petrópolis que não têm acesso à rede particular ou a planos de saúde. A situação vem se agravando nos últimos anos. Em 2018, dos 306 mil moradores da cidade, eram 92 mil pessoas que possuíam plano de saúde. Passados quase quatro anos, este número caiu para cerca de 85 mil. Antes de 2018 mais de 44 mil pessoas já tinham deixado de conseguir manter os planos de saúde e já haviam migrado para o sistema público. Porém, a oferta de serviços públicos de saúde não cresce para toda essa demanda. A cidade tem três UPAs o que ‘resolve’ a porta de entrada da emergência, mas a saúde básica ainda é um desafio para expansão, tanto que estas unidades de emergência, muitas vezes são procuradas como ‘ambulatório’. O assunto foi debatido essa semana na Câmara de Vereadores.
Alerta vermelho
É um alerta vermelho, quase roxo os números de pessoas que aguardam exames (10 mil) e atendimentos especializados (15 mil) pelo SUS em Petrópolis. Eles foram apresentados aos vereadores na audiência pública que avaliou os dados da saúde da cidade de janeiro a abril, uma reunião obrigatória por lei. Demanda reprimida da pandemia e também em função das enchentes de fevereiro e março, mas também fruto de deficiência do sistema, é necessária uma medida urgente para resolver a questão. Porque o que não é tratado agora, após exames e consultas com os especialistas, vira doença crônica e mais gastos com internação e emergência. Além, do caráter social e humanitário, evidentemente.
Hipershopping
E a prefeitura vai transferir para o Hipershopping, no Alto da Serra, algumas repartições públicas como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Espaço do Empreendedor. Resolve duas questões: área inadequada no Centro Administrativo da Barão do Rio Branco (tanto que a secretaria estava funcionando no Centro de Moda da Rua Teresa) e deixa o shopping mais frequentado e com possibilidade de crescimento de negócios.
Começar de novo
Partisans, bonzinhos que somos, vamos explicar uma parada para os incautos candidatos – principalmente os que disputarão uma cadeira como deputado, seja estadual ou federal, pela primeira vez. Aquela votação que você teve a prefeito em 2020 esquece. Pode zerar. É uma eleição diferente com votos muito mais pulverizados. Então, o discurso de “eu sou dono de tantos votos” não tem futuro.
Dudu 2024
Vamos vender pelo mesmo preço que compramos: o vereador Dudu quer ser candidato a prefeito na próxima eleição.
Essa, não!
Estamos felizes que terá Bauernfest este ano, ainda que em agosto. Mas será infernal. Como já será período de campanha eleitoral os candidatos vão bater ponto lá todos os dias. Haja tapinha nas costas.
Exemplo de resiliência
Podem vociferar o presidente da Câmara Hingo Hammes e o deputado federal Hugo Leal sobre o reajuste do pedágio na BR-040 que passou para R$ 12,60 que o aumento não cai, não. A concessionária é exemplo de resiliência. Passou 20 anos fazendo nada por Petrópolis e ninguém (políticos) conseguiu fazer a empresa cair.
Castro na Rua Teresa
O governador Claudio Castro vai estar hoje na cidade e a agenda inclui, além de participar do lançamento nacional das comemorações pelo bicentenário da Independência, o início das operações do Bairro Presente, no Alto da Serra, e anúncio de mais obras na cidade.
Mais eventos
Enfim, descobriram que o Parque de Exposições, em Itaipava, pode ser usado para eventos full time. Tanto que agora dia 17, vai rolar um Festival de Inverno com Thiaguinho e Pedro Sampaio já confirmados como atrações. Resta só saber como anda a cobrança da prefeitura pelo ‘aluguel’ do espaço e como a verba está sendo usada para a melhoria da própria área.
Há vagas
Petrópolis tem 60 das 1.200 vagas gratuitas de ensino à distância oferecidas pelo Senac RJ. As vagas são ofertadas através do Programa Senac de Gratuidade para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos. As inscrições devem ser feitas pelo site do programa até segunda-feira.
Rali na Fazenda Inglesa
Moradores da Estrada da Vargem Grande na Fazenda Inglesa pediram socorro aqui para a gente. É a principal via de acesso dos moradores na região, visitantes que vão ao Vale do Amor e até ônibus escolares. Mas lá apenas metade da rua é asfaltada e tem manutenção. O restante, de 1,5 quilômetro, é digno de rally.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br