28 alimentos para colocar no prato e cuidar da saúde dos cabelos após o alisamento
A estrutura do cabelo é composta por cerca de 65 a 95% de queratina, assim como minerais e água. Como os procedimentos de alisamento atuam diretamente na estrutura da fibra, provocam a perda da queratina e da oleosidade natural que atua como protetora dos fios. Resultado: o cabelo fica ressecado e suscetível à quebra.
Uma forma de repor esses nutrientes e voltar a fortalecer os fios é através da alimentação. Veja como:
Vitaminas essenciais para o cabelo
Vitamina A
É a responsável pela renovação celular, por isso, cabelos enfraquecidos que quebram facilmente, têm pontas duplas, não crescem e estão ressecados podem revelar carência de vitamina A. Para obtê-la, consuma:
1. cenoura;
2. mamão;
3. tomate;
4. manga;
5. abóbora.
Vitaminas do Complexo B (B1, B5, B7, B10)
São responsáveis por fazer o metabolismo da proteína funcionar, e é a partir dele que os cabelos se formam. A biotina é a vitamina que evita que os cabelos quebrem. É possível ingeri-la através de suplementação ou comendo alimentos como:
6. gema de ovo;
7. banana;
8. couve-flor;
9. nozes;
10. brócolis;
11. aveia;
12. feijão.
Vitaminas C
Essencial para o crescimento, a hidratação e a saúde dos cabelos porque é um potente antioxidante que participa da síntese de colágeno. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para a beleza das madeixas. A vitamina C é encontrada em alimentos como as frutas cítricas:
13. laranja;
14. tangerina;
15. limão.
Vitamina E
Antioxidante, a vitamina E destrói radicais livres e aumenta a movimentação do oxigênio entre as células promovendo o crescimento saudável deles. Pode ser encontrada em:
16. folhas verdes escuras;
17. óleos vegetais;
Se preferir, existem suplementos tópicos ou para ingestão via oral.
Mais alimentos com nutrientes para cabelos
18. Salmão
Quando se trata da saúde das fibras do cabelo, proteína é fundamental. E salmão tem um monte, além de ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, que também ajudam na saúde do couro cabeludo.
19. Sardinha
Sardinhas têm os mesmos benefícios do salmão.
20. Truta
Quer variar entre salmão e sardinha? Truta é uma alternativa para colher benefícios semelhantes.
21. Frango;
Além de proteína, as aves contêm zinco, ferro e vitamina B12, tudo para ajudá-la tanto no crescimento do cabelo, quanto para evitar queda excessiva.
22. Lentilha
Excelente fonte de proteína, além de ferro, zinco e biotina. Por isso, é uma opção saudável para vegetarianos.
23. Ovo
Ovos, claro, têm proteína. Mas também têm muitos minerais importantes, incluindo ferro. Uma dieta deficiente em ferro é grande contribuinte para o fortalecimento do cabelo.
24. Batata doce
O vegetal é repleto de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Essa vitamina promove a saúde do cabelo a nível celular.
25. Damasco
Uma deliciosa sobremesa recheada de betacaroteno.
26. Mirtilo
Os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para o folículo se beneficiam da vitamina C do mirtilo.
27. Espinafre
Apelidado de superalimento, é uma boa fonte de ferro, betacaroteno, vitamina C e ácido fólico. Todos esses nutrientes promovem a saúde do folículo piloso e do couro cabeludo.
28. Couve
Troque espinafre por couve quando quiser algo novo, que ofereça benefícios semelhantes.