2º Convention Business Tour reúne quase 300 empresários de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim no Sesc Quitandinha
Foi com a presença de quase 300 pessoas que lotaram um dos salões do Sesc Quitandinha, que os Conventions & Visitors Bureaux de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim abriram no início da tarde de quarta-feira (25) o 2º Convention Business Tour. O evento, que é voltado para empresários do setor de Turismo de municípios que integram a Serra Verde Imperial, se estendeu até a noite, com uma programação de palestras, talks, sessão de negócios e exposição de produtos e serviços. A realização foi dos C&VBx dos quatro municípios, em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Mercoserra e o Sesc.
Ao abrir o evento logo após apresentação da Orquestra Ação Social pela Música, o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureaux, o empresário Samir El Ghaoui, frisou a importância do encontro para unir ainda mais empresários, sociedade civil organizada e os municípios, que vêm trabalhando de forma a melhorar o ambiente de negócios na região. “Este é um dia importante, que mostra a nossa força e nossa união. Reunimos empresários dos quatro municípios. Este evento nos fortalece, melhora o ambiente de negócios e potencializa a Serra Verde Imperial”, disse, frisando que “ninguém faz nada sozinho”. “Este evento é resultado do trabalho de muitas mãos e assim deve ser sempre. O setor vai crescer ainda mais com essa integração”, lembrou, ao lado dos presidentes do C&VBs de Nova Friburgo, Edson Almeida (Biá), e de Teresópolis, Pedro Alves.
Ao falar sobre a realização, Edson Almeida (Biá) afirmou que o evento reforçou o comprometimento dos municípios do interior em fortalecer ainda mais toda a região. “Os municípios estão transformando o jeito de fazer turismo e engrandecendo suas cidades, gerando empregos e renda. Mostramos que juntos podemos fortalecer ainda mais todo o nosso estado”.
Presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Pedro Alves, ressaltou o empenho dos empresários e profissionais do Turismo em buscar qualificação e networking. “Esse evento reforça a atual integração da Região Serrana do Estado do Rio e evidencia a importância do Turismo como “força motriz” do desenvolvimento econômico da região”.
Participando pela primeira vez do evento, o Convention & Visitors Bureau de Guapimirim levou 25 empresários ao Sesc Quitandinha. “Este evento certamente contribuirá para o crescimento de nossa cidade. Foi um momento de troca de experiências, onde pudemos aprender, com empresários dos demais municípios participantes, novas estratégias para o desenvolvimento do turismo local”, comentou Jorge Reis, presidente da entidade.
A coordenadora da Regional Serrana II, Cláudia Pacheco, que falou ao lado das coordenadoras regionais da Serrana I, Fernanda Gripp, e da Baixada II, Margareth Souza, lembrou que o evento vai ao encontro da missão do Sebrae de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. “O Sebrae tem como papel apoiar os empresários, ampliando as oportunidades de negócio e o desenvolvimento. Reuni-los em um ambiente como este gera uma integração necessária. O turismo é um vetor importante para o desenvolvimento da nossa região e oferecemos aos empreendedores conhecimento, capacitação e oportunidades de acesso a mercados”, lembrou.
Sílvia Guedon, secretária executiva da agência de desenvolvimento do Mercoserra, que representou o presidente Luiz Fernando Gomes, lembrou que o crescimento do evento mostra que o modelo já é sucesso. “Há dois anos o modelo foi lançado em Petrópolis, em um evento em Itaipava. No ano passado, no 1° Convention Business Tour, já vimos o quanto a região poderia se fortalecer com a iniciativa. A união dos C&VBs e do Sebrae mais uma vez este ano teve como resultado um evento extraordinário, que reuniu centenas de empresários. É um movimentação importante desta cadeia que está crescendo dia após dia. O grande diferencial deste trabalho é a geração de negócios dentro da região, fortalecendo as empresas e a economia das cidades. É a prova de que ninguém é forte sozinho”, frisou.
O prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, que prestigiou o evento acompanhado do vice-prefeito Baninho e de secretários municipais, destacou a importância do Turismo para a cidade. “O Turismo gera emprego e renda. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o setor”, garantiu. Também estiveram presentes, representando seus municípios, o secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo, Rocardo Reis; e a secretária municipal de Turismo de Teresópolis, Cléo Jordão.
Sessão de negócios reuniu representantes de 121 empresas
O público de quase 300 pessoas incluiu os inscritos nas palestras, talks e na sessão de negócios e o público flutuante, que esteve no Sesc para conhecer os expositores. Entre estes estavam representantes de 121 empresas de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guiapimirim, que viram no encontro a oportunidade de ampliar seu mercado.
O empresário Sérgio Taldo, CEO e fundador do CTRL + Café, elogiou a iniciativa. “Eventos como este tiram o empresário da correria do dia-a-dia, oferecendo um momento de networking. É a hora de conversar, oferecer e receber novas ideias. Depois, de volta à empresa, não há como não se sentir revigorado”, diz.
Gerente executiva do Serratec, Thaís Ferreira, que participou da sessão de negócios, lembrou que a interação entre diferentes setores é essencial. “Há um leque enorme de empresas com produtos e serviços a oferecer, mas que também demandam outros produtos e serviços. Este casamento do setor de turismo com o de tecnologia é necessário. É um encontro de vocações que fortalece ambas as áreas”.