32º Batalhão de Infantaria Leve –

07/10/2016 16:10

Uma solenidade marcou a comemoração dos 146 anos do 32º Batalhão de Infantaria Leve – "Batalhão Dom Pedro II, hoje (07), na sede do batalhão. A cerimônia contou com desfile dos soldados e apresentação da banda. O evento também contou com a participação de militares da reserva.

De acordo com o Tenente-Coronel de Infantaria Jonas de Oliveira Santos Filho, comandante do 32º Batalhão, a cerimônia lembrou a importância histórica e o legado que o batalhão deixa na história do país. Durante o evento, o comandante entregou o título de “Amigo do Batalhão”, como forma de reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados e as cordiais manifestações de apreço e consideração dedicadas ao 32º BIL, para militares de outros quarteis e representantes de entidades petropolitanas. 

“O Batalhão está em Petrópolis desde 1923 mas ele foi criado em 1870, em Alagoas. Esse foi o primeiro batalhão de caçadores e a cidade sempre acolheu os soldados com muita afetividade, por isso, é muito importante celebrar essa data”, disse o comandante.

Ainda de acordo com o comandante, 32º Batalhão de Infantaria Leve participou de eventos importantes que não devem ser esquecidos. “O “Nosso Batalhão” como é carinhosamente conhecido, lutou em Canudos, participou da Revolução de 1930, fez-se representar na Força Expedicionária Brasileira nos campos de batalha da Itália na segunda guerra mundial e foi testemunha chave dos eventos da revolução democrática de 1964, na região serrana. Recentemente participou de várias operações como a garantia da ordem no Complexo do Alemão, segurança na Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 e missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, entre outros. Os homens que serviram e servem a esse batalhão atuam em prol da nossa pátria. Sempre honrando o nome que foi dado, Batalhão Dom Pedro II”, contou o Tenente-Coronel Jonas.

Espaço Cultural no 32º batalhão 

Segundo o comandante Jonas de Oliveira, começará a ser construído ainda nesse ano um espaço cultural no 32º Batalhão de Infantaria Leve. “A criação e construção do espaço cultural que contará toda a história do batalhão está no plano de gestão.  As obras começarão brevemente e a intenção é de que futuramente esse espaço entre para o roteiro turístico da cidade para que receba muitos visitantes”, contou.

Ainda de acordo com o comandante, um pavilhão de permissionários também está no projeto. “Também será construído um espaço como um shopping. A ideia é de que o local abrigue padaria, lojas caixas eletrônicos e até uma academia, não só para uso dos soldados, mas, também para a comunidade”, contou o comandante. A previsão é de que o complexo fique pronto no próximo ano.

Atualmente o 32º Batalhão de Infantaria Leve conta com um efetivo de 650 homens. Também conhecido como Batalhão Dom Pedro II é uma unidade do Exército Brasileiro vinculada à 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), sediada em Juiz de Fora. Seu nome histórico evoca o patrono do Batalhão, Dom Pedro II, Imperador do Brasil.


Últimas