3ª Semana da Educação em Petrópolis: inscrições terminam dia 20 de agosto

16/08/2017 16:40

A Secretaria de Educação promoverá a III Semana da Educação, de 25 a 31 de agosto. O evento vai contar com 27 palestras, oficinas e mesas redondas e para participar, os interessados devem fazer as inscrições até o dia 20 de agosto no site http://petropolis.rj.gov.br/e-gov/see/semanaeducacao/. Quatro oficinas e três palestras já estão com as inscrições esgotadas.

O evento, que vai ocorrer na Universidade Estácio de Sá, contará com programação cultural, pedagógica e literária, incluindo palestras com professores especialistas, com temas sobre avaliação e currículo, lançamento de livros e oficinas pedagógicas. A expectativa é de que mais de 800 pessoas participem dos sete dias de evento.

O objetivo da III Semana da Educação é discutir as práticas pedagógicas, promovendo a troca de conhecimento entre os professores e divulgando as ações realizadas na rede municipal de ensino.

“O evento abordará reflexões relacionadas à prática docente. A Semana Pedagógica faz parte das ações da Formação Continuada é um espaço sistemático, aberto às reflexões com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades pedagógicas e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, com base nos princípios orientadores do projeto político-pedagógico da Secretaria de Educação, do Plano Municipal de Educação e da Constituição Federal. As atividades são direcionadas aos alunos de universidades, professores e educadores das redes pública, estadual e particular”, explica o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Confira a programação completa:

25 de agosto

8h30 – café

9h – Abertura oficial

10h – Palestra de Abertura: professora doutora Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta – Linguagem e Desenvolvimento na Primeira Infância.

28 de agosto

8h30 – credenciamento

9h às 11h

SALA 103 –Vivendo a história de Petrópolis – professor mestre Pedro Paulo Aiello Mesquita. – Público alvo: professores de história e geografia do 2º segmento, estudantes universitários.

Sala 104 – Por que somos disciplinares ? – professora doutora Marcília Barcellos. Público alvo: professores de todos os níveis e alunos da graduação.

11h às 14h – Almoço.

14 às 16h

SALA 102 – Questões interdisciplinares na pratica pedagógica da educação física escolar: o tema transversal Meio Ambiente – professor mestre Marcelo Porretti – Docentes de Educação Física, alunos de graduação em Educação Física, Docentes com perspectivas interdisciplinares, e áreas afins.

Sala 103 – Interdisciplinaridade X Multidisciplinaridade – professora Mestre Gláucia Diniz Marques –  Público alvo: docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e alunos de Pedagogia.

Sala 104 – Arte e conhecimento na práxis da educação criadora – professora mestre Eliane de Mattos. Público alvo: alunos de Licenciatura e professores.

Sala 105 – Contadores da liberdade: A Contação de histórias na formação do ser leitor – professora Mestre Sílvia Beatriz Tkotz. Público alvo:  docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e demais interessados.

14h às 15h

Laboratório 5 –Tecnologias digitais na educação: contribuições da educopeia e Rioeduca – professora Márcia Cristina Alves e Professora mestre Gisele Cardoso Cordeiro. Público alvo:  professores  de todos os segmentos.

15h às 16h.

Laboratório 9 –Tecnologias encantadoras: robótica e programação de games –professor Sérgio França – Público alvo: alunos universitários e professores de todos os segmentos.

29 de agosto

8h30 às 9h – Credenciamento e café.

9h às 11h

SALA 103 –Educação ambiental: semeando atitudes para o futuro – professora mestre Verônica da Silva Ciscoto. Público alvo:  professores da educação infantil e alunos de pedagogia.

Sala 104 – Mulher lendo o mundo na alma da sua mão – professora mestre Wilna Mello de Souza. Público alvo: profissionais da Educação e público em geral.

9h30 às 10h30.

AUDITÓRIO: Premiação do projeto “Cantando e Poetando: Cecília Meireles”.

11h às 14h – Almoço.

14 às 16h

SALA 103 –Trabalhando com fontes primárias: análise do texto “Tratado da terra do Brasil, de Pero Magalhães Gandavo” – professor Norton Ribeiro.  Público alvo: professores dos dois segmentos e estudantes universitários.

Sala 104 – Diversidade – professora Mestre Gláucia Diniz Marques. Público alvo: profissionais da Educação e público em geral.

Sala 105 – Práticas promotoras da igualdade racial e de gêneros na educação infantil – professora Doutora Lúcia Emília Figueiredo de Sousa Rebello. Público: docentes da educação infantil, auxiliares e estudantes.

 Auditório – Mesa Redonda – “função social da literatura em escritores jovens de Petrópolis – professores e alunos de Licenciatura. Público alvo: Alunos do 8º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Debatedores:

Tallita Stumpp Moreira –livro  “Flores Ruivas” –  Coletânea de poemas que mescla as possibilidades poéticas com interpretações filosóficas do mundo contemporâneo.

João Furio Novaes –livro “Os paralelos Cotidianos” –  Romance curto ao estilo existencialista da década de 40-50, no melhor estilo sartreano e camusiano.

Mediador: Professor Leandro Couto Carreira Ricon.

30 de agosto

8h30 às 9h – Credenciamento e café.

9h às 11h     

Sala 102– Relações étnicos-raciais e educação básica: diálogos epistemológicos – professor mestre Renan Ribeiro Moutinho. – Público alvo: alunos da graduação e professores de todos os níveis de ensino.

Sala 103 – Educação infantil e Planejamento – professora  mestre Marcela de Castro Alves Magrani. Público Alvo: professores e educadores da Educação Infantil e alunos de Pedagogia.

Sala 104 – Construção de conceitos matemáticos por meio de problematizações com material completo – professora doutora Natércia de Souza Lima Bukowitz. Público alvo: docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alunos de Pedagogia.

Sala 105 – Representações sociais da diversidade e empatia em uma roda de conversa – professora mestre Heloisa Abad Ferreira. Público alvo: docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e alunos de Pedagogia.

11h às 14h – Almoço

14 às 16h

Sala 101 – Protagonismo juvenil e a leitura na escola – professora mestre Juliana Maria Costa Fecher Winter. Público alvo: professores da Educação Infantil e do 1º segmento.

Sala 102 – Os gêneros textuais e o processo de escrita e reescrita de textos – professor Vitor Hugo Martins GallMayworm. Público alvo: estudantes universitários e professores do 3º, 4º e 5º anos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Sala 103 – Literatura e história: aproximações possíveis para a educação – professor mestre Leandro Couto Carreira Ricon. Público alvo: profissionais e estudantes de história e professores do ensino médio e superior.

Sala 104 –Oficina da escola – Educação física na educação infantil. Professor Mestre Luiz Carlos Michelotti Pinheiro´. Público alvo: professores da Educação Infantil e do 1º segmento e alunos de Pedagogia.

Sala 105 – Editora FTD – professoras Elisangela Joaquina da Silva e Adalgisa de Carvalho. – Projeto Cultivando o leitor. Público alvo: professores da Educação Infantil, Fundamental I e II.

Sala 127 – Cinema e educação com Macacucine – professor Filipe Gonçalves. Público alvo: profissionais da educação em geral.

Sala 128 – Educação patrimonial como ferramenta educacional: estudo de casos para o município de Cachoeiras de Macacu: UERJ e Museu Nacional – professor mestre Vinícius Maia. Público alvo: professores, graduandos e graduados em História e áreas afins.

Sala 129 – Trabalhando com textos multimodais – professora Derminda de Souza Barbosa- Público alvo: pofessores de Língua Portuguesa, pedagogia anos iniciais e estudantes em geral.

13h30 às 14h.

AUDITÓRIO

Lançamento do livro: “Cinema e Humanidades: Aproximações Interdisciplinares, Olhares múltiplos – professor Leandro Couto Carreira Ricon.

Sinopse: O livro versa sobre as diversas apropriações que as ciências humanas e sociais fazem do cinema como forma de representação de seu escopo.

31 de agosto

Encerramento do evento – auditório

9h –Palestra: Inclusão escolar e raça: O ensinamento da história e da cultura Afro-brasileira no ensino fundamental – professora doutora Nara Maria Carlos de Santana


Últimas