42% dos empreendedores do Rio de Janeiro economizaram nos últimos seis meses, segundo pesquisa do Sebrae
A maioria dos donos de pequenos negócios tem conta apenas como pessoa física nas instituições financeiras, segundo pesquisa
O Sebrae entrevistou 253 empreendedores do Rio de Janeiro para a pesquisa “Hábitos de Uso de Produtos Financeiros”. O levantamento constatou que 42% economizaram dinheiro nos últimos seis meses.
Para quem economizou, a compra de produtos em prestações foi a principal forma utilizada para guardar dinheiro ou realizar investimentos. As contas corrente e poupança ficaram em segundo e terceiro lugar. Outras formas de poupar foram: investir em aplicações financeiras; em casa; no próprio negócio; em imóveis e compra de mercadorias. Para conseguir realizar esses investimentos, 45% parcelam em até 6 vezes essas contas, 43% entre 7 e 12 vezes, e 12% mais de 12 vezes.
“O bom relacionamento com a instituição financeira abre oportunidades para utilização de diversos serviços e produtos financeiros disponíveis, tais como: pagamentos e recebimentos diretos na conta, evitando andar com dinheiro vivo, crédito pré-aprovado, entre outros. É importante, que o empreendedor antes de optar pela utilização destes produtos e serviços, verifique o benefício e o custo que terá com eles.”, comenta Marcos Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio.
Quarenta e sete por cento dos donos de pequenos negócios possuem tanto uma conta pessoa física quanto uma pessoa jurídica em instituições financeiras. Os outros 53% possuem conta apenas como pessoa física. Os principais serviços financeiros utilizados como pessoa física são: cartões de débito e crédito, conta-corrente em um ou mais bancos tradicionais, conta-poupança, abrir ou ter mais de uma conta em banco digital, pagamento de despesas da empresa e cheque especial.
“Se você é dono de um negócio e ainda não separou suas finanças, pode estar expondo sua empresa a riscos desnecessários. Para uma boa gestão financeira e um controle eficiente de finanças é fundamental saber diferenciar as movimentações que serão realizadas, idealmente separando sempre as despesas pessoas das empresariais. Temos soluções que ajudam o empreendedor nessas horas. Cito o Click Finanças que está disponível na plataforma do Sebrae RJ.”, alerta Marcos.
O levantamento ainda apontou que o cartão de crédito de lojas, financiamento de veículo, crédito pessoal, carnê e financiamento de casa são os principais instrumentos usados para obtenção de um crediário.
Outros dados da pesquisa:
Seguros utilizados:
De veículo – 33%;
De vida – 23%;
Acidentes pessoais – 16%;
De residência – 12%.
Produtos da área de saúde utilizados
Plano de saúde – 31%;
Seguro saúde – 9%.
Produtos de previdência e aposentadoria
Contribui para o INSS – 58%;
Tem previdência privada – 15%.