5.332 vagas de emprego perdidas em Petrópolis em 2020
Em queda
No acumulado de 2020 já são 5.332 vagas de emprego perdidas em Petrópolis. Junho fechou, segundo o Caged, com 455 vagas a menos. Este é o pior resultado dos últimos anos, por conta da pandemia, é claro. Mas o cenário já era ruim desde 2014, último ano de crescimento quando foram geradas 800 novas vagas.
Em série
Depois, só vieram fechamentos de postos de trabalho: 2015 com menos 2.100 vagas; 2016 (1.887), 2017 (1.531) e 2019 (160). A exceção é 2018 que teve saldo positivo de 251 vagas. A gestão Bernardo Rossi em seu primeiro ano amargou queda de vagas, porém teve esperança renovada em 2018 com saldo positivo. No ano passado, no entanto, uma nova queda.
Podia ser pior
Os números do Caged de junho, no entanto, trazem uma esperança: as demissões desaceleraram em relação a maio: foram 455 vagas perdidas e no mês anterior foram 984. O resultado pode ser fruto da flexibilização. Talvez fosse o caso do governo Bernardo Rossi captar estes números e analisá-los. Pode descobrir que a política de retomada gradual pode ter freado um baque maior. Considerando ano eleitoral todo dado positivo conta.
Ciclorrotas
Longe de os Partisans se meterem na vida da prefeitura, mas vai ser preciso muito mais que apenas demarcação da ciclorrota no Centro Histórico. Mesmo com demarcação, as bicicletas vão concorrer com carros e ônibus. Vai ser necessária muita campanha educativa para conscientizar os motoristas.
Educação
Pedestres também precisarão estar atentos. Tem muita gente que atravessa fora das faixas de pedestres. Essa galera também precisará ser educada sobre as leis de trânsito. E pelo traçado que foi divulgado pela CPTrans em alguns pontos ainda terá marcação de ciclorrotas ao lado de rotativo. Mais um fator para atenção de motoristas e usuários de bicicletas.
Luciane Cruz Silveira, professora de Libras da Unifase, apresenta a série sobre acessibilidade comunicacional na educação. Os programas têm temas como a “A importância do professor surdo na universidade”, “Uma sociedade acessível para os surdos” e “O currículo da disciplina de Libras no Ensino Superior”. A série fica disponível no canal do YouTube da instituição.
Esquentando
Eita! Já tá dando confusão entre os pré-candidatos e seus apoiadores. Já rola ação na justiça para a supressão de vídeos com ataques a adversários. E com ganho de causa. A ofensa acabou sendo suprimida.
Troca
Com o afastamento do vereador Wanderley Taboada e o retorno do suplente, Marcelo Chitão, começaram as exonerações e nomeações para troca de equipes, mas nem de toda a equipe…
UTIs
Pactuados com o SUS, o Hospital Nossa Senhora Aparecida, tem 45 leitos de UTI para pacientes da Covid-19. E a pedido da Defensoria Pública e ministérios públicos, a prefeitura vai destinar 10 destes leitos a pacientes de outras patologias. Mesmo assim, os reservados para a Covid pelo SUS em toda a cidade são 112. E a média de ocupação vem sendo de 30%, bem distante da faixa perigosa de 70% e que impede flexibilização.
Ainda é pouco
Agora, 10 apenas ainda é pouco para outras comorbidades. O Hospital Nossa Senhora Aparecida vai chegar a 71 leitos novinhos em folha de UTI. Considerando as filas para internações de pacientes de outras patologias dá para usar mais leitos pelo SUS.
Na saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, dos 5.547 profissionais da saúde e de pacientes que pegaram a Covid-19 nos hospitais 2.426 morreram. Nestes casos, a mortalidade é 43% mais alta dos que pegaram a doença fora do ambiente hospitalar. Ou seja, o risco para a linha de frente é muito maior.
Pesquisa
Não querendo desanimar, mas esta pesquisa eleitoral que esta sendo feita por telefone pode não dar resultados precisos. Um Partisans foi pesquisado duas vezes. Na primeira respondeu certinho e na segunda vez falou tudo ao contrário. .
Itaipava é mesmo uma joia. Foto de José Renato Lisboa Cordeiro.