500 anos da Reforma Luterana 1

27/01/2017 12:24

Em 31 de outubro de 2017, as Igrejas Cristãs em todo o mundo irão comemorar os 500 anos da Reforma. A data é alusiva à fixação das 95 teses de Martin Lutero na porta da Igreja do Castelo da cidade de Witenberg, na Alemanha. A partir das 95 teses, desencadeou-se o processo conhecido hoje na história por Reforma Luterana ou Reforma Protestante e deu origem a diversas denominações religiosas cristãs, dividindo a Igreja Católica Apostólica Romana. 

Neste espaço, iremos ao longo do ano trazer diversos textos de Martin Lutero para conhecermos um pouco mais seu pensamento, sua obra. 

Hoje, trazemos suas palavras sobre o Deus verdadeiro, a partir de Isaías 44.9: 

“Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas que elas nada veem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.”

Sacrifícios de obras tiram de Deus a glória divina e o transformam em ídolo, não o deixando ser Deus. Pois quem não dá graças, mas quer merecer, este não tem um Deus. Faz, interiormente em seu coração e exteriormente em suas obras, do Deus verdadeiro um outro deus, sob o nome do verdadeiro Deus, como lamenta muitas vezes em Isaías 44.9ss e em outros profetas, até proibindo rigorosamente, no primeiro mandamento, que se façam outros deuses, tampouco que se o faça diferente do que Ele é. 

Se queres fazer dele teu Deus e que ele se torne um Deus verdadeiro também para ti, faça o seguinte: aprende a rememorá-lo, isto é, pregar, enaltecer, louvar, ouvir e agradecer pela graça demonstrada em Cristo. Se fizeres isso, então estarás confessando de coração e boca, com os olhos e ouvidos, de corpo e alma que nada deste a Deus, nem podes dar, mas que tudo, tudo mesmo, tens e recebes dele, particularmente a vida eterna e a justiça infinita em Cristo. Onde acontecer isso, tu o fizeste o Deus verdadeiro para ti e conservaste sua glória divina com esta confissão. Pois isto é que significa um Deus verdadeiro: que dá, e não recebe; que ajuda, e não se deixa ajudar; que ensina e governa, e não se deixa ensinar nem governar; em suma, que tudo faz e dá e de ninguém precisa, fazendo tudo isso gratuitamente, por pura graça e sem mérito (da nossa parte, concede essa graça) aos indignos e desmerecidos, sim, aos condenados e perdidos. Esta memória confissão e glória é a que Ele quer. (Obras Selecionadas de Martin Lutero, número 7, páginas 230 a 231)


Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703




Últimas