500 anos da Reforma Luterana

06/01/2017 12:00

Em 2017, os cristãos em todo mundo comemoram os 500 anos da Reforma Luterana. No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martin Luther pregou suas 95 teses na porta do templo do castelo da cidade de Wittenberg, na Alemanha. Essas teses foram o início do movimento que ficou conhecido na história como Reforma Luterana e causou a divisão da Igreja Cristã do ocidente. Por isso, ao longo de 2017, estaremos publicando nesta coluna diversos textos do reformador Martin Luther, bem como comentário sobre a influência dos seus pensamentos no ocidente moderno, uma vez que ideias de Lutero foram assumidas pela Revolução Industrial e Revolução Francesa muitos anos depois.

Iniciamos com suas considerações sobre o primeiro artigo do Credo Apostólico, tendo em vista a atitude que devemos ter enquanto cristãos no ano de 2017:

“Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. 

Não deposito minha confiança em pessoa nenhuma deste mundo, nem em mim mesmo, tampouco em minha força, capacidade, bens, piedade ou qualquer outra coisa que eu possua. Não confio em criatura nenhuma, que no céu, quer na terra. Considero e confio tão somente no Deus único, invisível, incompreensível, que fez os céus e a terra, e que está acima de todas as criaturas. Também não me assusta a maldade do diabo e sua companhia, pois meu Deus está acima de todos eles. Creio em Deus, mesmo que todos me abandonem ou persigam. Continuarei crendo, mesmo que eu seja pobre, tolo, ignorante e desprezado e careça de tudo. Eu creio, mesmo sendo pecador. Pois esta minha fé deve e precisa estar acima de pecado e virtude, acima de tudo o mais, para que a fé se apegue única e exclusivamente a Deus, como insiste o primeiro mandamento.

Também não desejo nenhum sinal da parte de Deus para colocá-lo à prova. Confio nele sempre, por mais que ele tarde, e não lhe determino o alvo, o tempo, a medida ou o meio, mas, em fé verdadeira e franca, deixo tudo entregue à sua vontade divina.

Uma vez que Ele é Todo-Poderoso, qual a necessidade que Ele não poderá me suprir? Já que Ele é Criador do céu e da terra e Senhor de tudo, quem poderá roubar-me ou causar-me dano? Sim, como não poderiam todas as coisas cooperar para o meu bem, se tenho o favor daquele a quem estarão sujeitas e obedecem todas as coisas?

Por se Ele Deus, é capaz e sabe fazer com que tudo coopere para o meu bem. Por ser Ele Pai, quer fazer isso e realmente o faz de boa vontade. E porque não duvido, mas confio nele, certamente sou seu filho, servo e herdeiro eterno, e ser-me-á feito conforme a minha fé.” 

(Castelo Forte 2017, 01.01)

Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

Últimas