A 10 dias do Natal, árvore da Praça não fica pronta e vira problema

16/12/2022 02:16

Faltando 10 dias para a data máxima do Natal Imperial, a árvore ‘gigante’ da Praça da Liberdade, de 20 metros, micou. Prevista para ser acesa dia 30 de novembro, teve sua inauguração adiada para quinta-feira, o que não ocorreu e ontem à tarde ainda estava sendo montada.  E os problemas, operacionais, são muitos. Ela fica perto das árvores naturais que estão impedindo que a estrutura seja erguida. E como esses exemplares estão podres, precisaria podar, o que não rola, porque não tem como posicionar um guindaste e tirar os galhos sem atingir a árvore artificial.  

Montagem profissional

Ontem, um Partisans em posto avançado ali na praça, ainda observou: os operários montam a estrutura – sem equipamentos de segurança – no estilo quebra-cabeças. Levam uma parte da estrutura para a parte alta para encaixar, aí notam que não dá, descem tudo de novo e pegam outra, sobem tudo… No estilo de erro e acerto. 

Abacaxi de Natal

E aí a prefeitura está com um pepinão para resolver. Monta até o final? Mas será que consegue inaugurar pro Natal deste ano ou já deixa ali pronta pro ano que vem?  Se montar vai pagar quanto à empresa licitada que não entregou no prazo?

Taí a foto da árvore da Praça que não está pronta faltando 10 dias para o Natal.  João Vitor Brum clicou para a gente.

Iluminação reduzida

Longe de a gente criar mais climão (porque já tem mal estar suficiente), mas ainda sobre a iluminação de Natal: esse ano não teve na Rua do Imperador… Outro detalhe importante é que não basta apenas colocar elementos iluminados espalhados pelos espaços. Fica iluminado, mas sem estar compondo com o local. 

Tá osso!

Outro detalhe é a falta de harmonização com as áreas. Na Praça da Liberdade, por exemplo, tem decoração com banheiro químico ao fundo… E longe de a gente só botar defeito, mas a decoração foi feita pensando em ser usada à noite, quando ilumina. De dia, não há um elemento decorativo que possa ser apreciado (e fotografado).

E a visitinha?

Lembra que a Comissão das Chuvas da Câmara dos Deputados anunciou que viria a Petrópolis em novembro para avaliar as obras de reconstrução da cidade? Então, ainda estamos à espera. Depois da chuva dessa semana tá reforçado o convite. Porque depois de março nunca mais os membros desta comissão (os que vieram) voltaram à cidade…

Contagem

Faltam 6 dias para o verão.

Mas, já?

E a confraternização da Alerj, ontem, no Rio, entre reeleitos e eleitos que acabou em barraco tendo como protagonista o petropolitano Yuri Moura?  A treta foi com  bolsonarista Rodrigo Amorim. Ambos se acusam de ter começado a discussão, mas Yuri disse que foi ameaçado de morte e que vai ter que pedir proteção policial. Já Amorim diz que o esquerdista força uma situação para se promover. E olha que a posse do novato é só em fevereiro.

O pianista Aleyson Scopel faz parte do Mozart Quarteto, que se apresenta hoje, às 18h, na Casa Petrópolis.  A apresentação encerra a série “Concertos Clássicos” que faz parte do Natal Imperial e tem a curadoria da Sociedade Artística Villa Lobos. A entrada é franca e as senhas são distribuídas uma hora antes até completar a lotação do espaço.

Câmara escolhe presidente hoje

Pega fogo os bastidores da Câmara de Vereadores que elege hoje o presidente e a mesa diretora. Hingo Hammes, que já ocupou o cargo duas vezes não será candidato em prol de Fred Procópio, que vai medir forças com Gil Magno, líder do governo. Inclusive é forte a pressão da gestão municipal para que Gil seja o ungido. E pressão é forma de dizer, se é que vocês me entendem. Mas, tem um estratagema de quem não quer se comprometer em votar em nenhum deles: se lançar também candidato. Mais velho que andar para frente.

Concorrente de peso

Mas, falando nisso, até mesmo o vereador Dudu anda pensando em colocar o nome pra rolo na eleição para presidente da Câmara de Vereadores assim de última hora para dar uma animada. E olha que colocar CPF pra rolo é o de menos para ele.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas