A 68 dias do verão, Petrópolis ainda aguarda 30 novas sirenes
Completou um ano no dia 11 de outubro o anúncio do governo do Estado de que atualizaria as 18 sirenes já existentes em Petrópolis e instalaria 30 novas. Os equipamentos hoje em funcionamento ficam em comunidades com maior grau de risco de deslizamento e são acionadas com a intenção de evacuar as áreas pelos moradores. Mesmo se a gente tivesse mais 30, perfazendo 48, ainda temos um universo de 234 áreas de risco segundo o último levantamento, de 2017 (que está sendo revisto agora, mas não deve ficar pronto para este verão). Faltando 68 dias para o início da estação mais problemática para Petrópolis, os novos equipamentos vão fazer falta. A prefeitura diz que vem cobrando o estado para a instalação das sirenes.
Em outras cidades também
Nem era só pra gente, não. O estado anunciou ano passado que a compra fazia parte de novas medidas do Plano de Contingência para Chuvas Intensas. E, no total seriam 70 sirenes em Angra dos Reis (20 novas); Rio Claro (cinco); Paraty (11) e Nova Friburgo (quatro). O custo também não seria assim tão alto: valor estimado de implementação e manutenção desses sistemas por um ano em R$ 11,1 milhões.
Diferencial
Quem diria que a idade dos ônibus seria um dos atrativos para conquistar o rodoviário. A Turp abriu vagas para motorista e além do tradicional salário + VT + VR está anunciando que o diferencial é que o motorista não vai dirigir um sucatão porque a empresa tem a ‘menor idade média da frota do sistema em Petrópolis’.
Gibraflix
De um Partisans maroto e antenado: “as redes sociais do Gibrail têm mais audiência em Petrópolis que a Netflix”.
Mais um
Falando em cair atirando, o ex-controlador geral do município, Thiago Gibrail, que deixou a gestão Bomtempo beeeem magoado, é candidato a vereador ou a prefeito?
Vagas no LNCC
O Laboratório Nacional de Computação Científica um concurso com vagas para pesquisador e tecnologista. A seleção consiste em etapas de provas discursivas, defesa oral e análise de títulos, realizadas nas instalações do próprio LNCC. As orientações estarão disponíveis no site da instituição durante o período de inscrições, que começa em 18 de dezembro. Mais informações estão disponíveis nos editais publicados.
Contagem
E Petrópolis está há 157 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Nova contagem
Pediram para a gente fazer uma contagem, além dessas dos ônibus que a gente publica diariamente. Seria assim: “Petrópolis está a 1014 dias sem vereadores que se importam com o povo”.
Semana Científica
A XXIX Semana Científica do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis acontece de 24 a 26 de outubro com o tema “Ser Sustentável”. O evento busca abordar desafios globais urgentes, incluindo a crise climática e a desigualdade, fornecendo um espaço para o diálogo e a busca de soluções sustentáveis. Com a participação de cerca de 1.600 pessoas, incluindo estudantes, professores, profissionais de saúde e o público em geral, a Semana Científica promove a colaboração e a troca de conhecimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com foco na responsabilidade ambiental e social.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br