A ansiedade pré-competitiva é uma faca de “dois gumes”

03/09/2023 08:00
Por Prof. Luiz Carlos Moraes

O fator emocional psicológico é um componente difícil de ser avaliado. Alguns atletas têm mais foco, mais garra, resistem mais a dor e se arriscam mais. Isso vale tanto para atletas de elite como recreativos competitivos que almejam um lugar no pódio seja na faixa etária ou tentativa de recorde pessoal. A ansiedade pré competitiva gera uma descarga de cortisol importante na corrente sanguínea elevando a Frequência Cardíaca, e quando essa ansiedade não é dominada ou usada em favor do próprio atleta pode até gerar uma arritmia cardíaca – sem maiores consequências desde que não haja patologia pré-existente.

Embora atletas experientes possam ser acometidos, é mais comum em quem tem menos anos de corrida. Outros componentes da performance como o VO2 máximo, o Limiar Anaeróbio, a dieta e treinamentos, que resultam economia de corrida, são mais fáceis de serem avaliados. O emocional é bem mais difícil.

E você? Fica nervoso antes da competição? Você domina essa emoção?

**Literatura Sugerida: 1) FABIANI, Marli Terezinha. Psicologia do Esporte: a ansiedade e o estresse pré-competitivo. In: Congresso Nacional de Educação: EDUCERE.( 2009). 2) JORGE, Sabrina Ribeiro et al. O cortisol salivar como resposta fisiológica ao estresse competitivo: uma revisão sistemática. Journal of Physical Education, (2010).

Últimas