“A espiritualidade não é algo separado da vida”, diz casal de idealizadores do Ashram Urbano Atma Vidya

Por Aghata Paredes

Quem passa pelo bairro Valparaíso, em Petrópolis, encontra um templo sagrado cercado por verde. É o Ashram Urbano Atma Vidya. Quem coordena as atividades integrativas no local, inaugurado em 2017, é o casal petropolitano Raquel Gomes e Pierre Clemente. Juntos há 13 anos, eles se conheceram durante um evento de yoga, e ficaram mais próximos depois de um evento de forró. 

A decisão de fundar o Ashram foi um processo natural para Pierre, já engajado na prática de yoga e terapias espirituais desde jovem, e para Raquel, dedicada ao estudo de práticas energéticas. Durante uma viagem à Índia, o casal pediu um sinal do universo. “Jogamos uma moeda em uma fonte de um templo sagrado na Índia, onde se diz que os propósitos se manifestam. Ao retornarmos, encontramos o local que hoje abriga nossa sede”, relata Raquel.

Os desafios iniciais foram numerosos, começando pela busca de um espaço que fosse urbano e, ao mesmo tempo, integrado à natureza. Quando finalmente encontraram o espaço ideal, ele estava em péssimas condições. “Era como diz a música: uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”, lembra Pierre. Foram nove meses de reformas intensas para transformar o espaço em um ambiente apropriado para práticas espirituais e de autoconhecimento. “Tivemos que fazer tudo, elétrica, hidráulica, telhado… até quando tinha parede”, recorda Raquel.

Trabalhar juntos na administração do Ashram tem sido uma experiência de múltiplos aprendizados. Enquanto Pierre se dedica aos estudos e às práticas espirituais, Raquel gerencia a administração e o bistrô. “O Ashram e o bistrô são a manifestação dos nossos valores e da nossa filosofia de vida, que é fruto dessa dedicação e compromisso. Como tudo na vida, tem seus momentos de calmaria e tempestades. Vemos o local com esse propósito de trazer ancoramento de todas as tradições e valores que acreditamos, como o estudo do Vedanta, a Yoga, as práticas energéticas com os 7 raios, e o respeito a todas as formas de vida com a alimentação vegana”, observa Pierre. “A espiritualidade não é algo separado da vida, está na forma como nos relacionamos e vivemos nossos valores. O carinho e respeito mútuos, ouvir um ao outro, trabalhar uma melhor comunicação, meditar alguns minutos por dia e manter acesa a chama da paixão e admiração são essenciais para o bem-estar pessoal e de ambos. Não que seja super simples e fácil, mas é um processo de construção diária. Temos buscado cada vez mais desfrutar de momentos de qualidade juntos: seja no preparo de uma refeição, em uma viagem, no cuidado com a gente”, conta Raquel. 

Com planos ambiciosos para o futuro, Raquel e Pierre estão trabalhando em novos projetos, como o “I Am Move”, um movimento voltado para o despertar da Divina Presença por meio de diversas práticas espirituais. “Queremos transformar o Ashram em um centro de retiros e treinamentos para compartilhar esses conhecimentos que transformaram nossas vidas”, revelam.

Questionados sobre o que mais admiram um no outro, Raquel destaca a consistência de Pierre em viver de acordo com seus princípios e sua capacidade de enfrentar os desafios com resiliência. “Admiro muito a prática real que ele tem dos seus valores e sua busca constante por soluções, mesmo nos momentos mais difíceis”, afirma. Pierre, por sua vez, elogia a dedicação de Raquel em cuidar das pessoas que frequentam o Ashram. “Admiro toda a dedicação dela em nutrir cada pessoa que vem ao nosso espaço, inclusive a mim. Sua visão realista e pé no chão proporcionam um equilíbrio perfeito em nossa vida”, comenta.

Sobre o Ashram Urbano Atma Vidya

O Ashram Urbano Atma Vidya é uma escola dedicada ao autoconhecimento que integra práticas espirituais, terapias, expressões artísticas, educação, gastronomia e ações humanitárias.

Fundado em 23 de setembro de 2017, o Ashram foi fundado baseado nos princípios dos Sete Raios e em uma vida voltada para o Yoga, Tantra e Vedanta. Ele é dirigido por Pierre Clemente (Atma Svabhava) e Raquel Gomes (Vidyarani), casal de petropolitanos que se dedica a promover a harmonia e o bem-estar por meio de práticas espirituais e terapêuticas.

Localizado na Rua Gonçalves Dias, Villa Catharina Nunes, nº 108, no bairro Valparaíso, em Petrópolis, o Ashram oferece um ambiente acolhedor e transformador. Para mais informações, siga o perfil @ashramurbanoatmavidya nas redes sociais.

Leia também: Mindfulness: professor ensina a praticar a técnica no dia a dia

Últimas