A incrível história do jovem atleta petropolitano que vendia doces na rua para participar de campeonato de jiu-jitsu

04/11/2019 10:40

Muitas pessoas costumam dizer que vale tudo em busca de um sonho, custe o que custar. Ainda que a falta de recursos financeiros seja o mais comum dos problemas que impedem as pessoas de buscarem seus sonhos, o jovem petropolitano Christian Barbosa, de 17 anos, nunca se abalou e sempre teve um único objetivo em mente: disputar o Campeonato Europeu de jiu-jitsu, que acontece em janeiro de 2020, em Portugal. Até a semana passada, ele vendia doces no semáforo para levantar o valor necessário, mas após o olhar sensível do youtuber Matheus Assis, sua história ficou famosa e agora todas as despesas da viagem serão custeadas.

O caso de Christian hoje inspira inúmeras pessoas Brasil afora. Até ser descoberto, sua rotina era dividida entre estudar de manhã, vender jujubas no trânsito do Centro Histórico de Petrópolis, à tarde, e treinar jiu-jitsu à noite, já que está sempre disputando inúmeros campeonatos. Estudante do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Cardoso Fontes, ele nunca escondeu que o desejo de vencer é enorme. O próprio Christian conta que vender doces foi a maneira que encontrou de conciliar estudos, treinos e ainda poder batalhar para conseguir o valor necessário para a viagem. “Eu me dedico ao jiu-jitsu há cinco anos e meu objetivo é viver do esporte. É vencer na vida por meio dele. Essa trajetória não tem sido fácil, pois os treinos e os torneios geram muitos custos. Mas eu nunca desisti”, contou.

O jovem atleta começou a praticar jiu-jitsu ainda criança, graças a um antigo projeto social que era realizado no Bataillard. A ideia da iniciativa era, além de auxiliar a comunidade, captar talentos para fortalecer o esporte. Logo os treinos ficaram pequenos para ele, e conforme foi se destacando tanto nos treinos quanto fora dos tatames, ele logo atraiu a atenção da academia Checkmat, que possui uma filial em Petrópolis, mas é uma equipe de notoriedade mundial.

“O Christian sempre foi um menino muito focado e determinado. Ele nunca ficou esperando as oportunidades caírem do céu, ele batalha e faz elas acontecerem. Ele é um exemplo para todos nós, tanto os mais novos quanto para nós já experientes. É importante lutar todos os dias para alcançar nossos sonhos, e foi exatamente isso o que ele fez”, aponta o professor Gilberto Paiva, conhecido como “Smith”, treinador de Christian e responsável pela Checkmat em Petrópolis.

Recentemente, o jovem atleta foi vice-campeão sul-americano de jiu-jitsu em um evento realizado em Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com mais de 30 medalhas já conquistadas antes mesmo de alcançar a maioridade, Christian já foi campeão até mesmo do Brasil Open, além de campeão Estadual Paranaense e Carioca.

“Meu objetivo sempre foi viver do jiu-jitsu. Eu amo o esporte porque ele salva vidas diariamente. Em todos os treinos, tanto nos projetos sociais quanto nas competições, meus professores me ensinaram que com planejamento e força de vontade, tudo é possível. Até chegar lá, a caminhada é difícil, mas agradeço todos os dias pelas pessoas que passam pela minha vida e me fazem ser alguém melhor”, declarou Christian.

Do anonimato ao estrelato

A história de Christian ganhou notoriedade depois que o youtuber Matheus Assis, conhecido como ‘Matheus Maionese’, publicou um vídeo em seu canal na última semana, no qual ele ameaça jogar um ovo podre em um carro de luxo. O vídeo segue e ele diz que vai atirar o ovo em um pedestre. Logo após, ele volta a atenção para um menino vendendo balinhas no farol e, após simular que iria jogar o ovo, oferece uma caixa de bombons para financiar o trabalho do jovem atleta.

Após conseguir um quimono para Christian por meio de uma parceria com uma marca esportiva, o vídeo em questão foi publicado. O atleta precisava de cerca de R$ 6 mil até dezembro para custear a viagem. A repercussão do vídeo foi tanta que, em menos de 24h, chegou aos olhares do também youtuber Felipe Neto, e assim a meta foi batida de uma maneira surpreendente. “Pode deixar todas as despesas da viagem comigo para ele poder competir. Vamos conversar também para ele não precisar vender mais e poder focar nos treinos e estudos”, disse Felipe Neto à Matheus Maionese pelas redes sociais.

Matheus disse também que Christian se tornou uma inspiração para ele. “Tenho um amigo que também treina jiu-jistu, e foi ele que me contou a história do ‘Chris’. Soube que ele também estava fazendo uma vaquinha online, mas que ninguém estava ajudando. Fiquei bastante tocado com a história dele, e decidi gravar um vídeo divulgando a campanha, na esperança de que outras pessoas também se comovessem com a sua luta. A pessoa dele me inspira”, contou. O vídeo alcançou cerca de dois milhões de visualizações em apenas um dia, enquanto no YouTube essa marca já chega aos 15 milhões.

 

 

Últimas