A política, a moral e a ética

19/09/2016 13:02

Praticamente às vésperas das eleições municipais, é de bom alvitre passar algumas reflexões aos nossos leitores, lembrando que de vaca atolada não se tira leite e que vinho não se faz de cana. Na história do pensamento político, a questão da relação entre ética e política é um dos temas mais antigos e permanentes, atravessando as várias correntes que, ao longo dos séculos, da Antiguidade à Era Contemporânea, vêm procurando lidar com os dilemas da ação política. Refletir sobre as tensões envolvidas naquela relação, acrescentando o aspecto da moral, é o objeto do presente artigo. 

A filosofia esotérica ensina que para trilhar o caminho da sabedoria não é suficiente um vago sentimento de boa vontade emocional. É indispensável passar pelo fogo probatório da vida diária para que se desenvolva o discernimento. O método a ser usado é experimental, e inclui a tentativa, o erro, e o aprendizado com o erro. 

A sabedoria surge passo a passo, tornando possível agir com justiça. Um Mestre dos Himalaias cita Confúcio, o sábio chinês que viveu no século sexto, antes da era cristã: “retribua com o bem a quem lhe faz o bem; a quem lhe faz o mal, dê justiça.  Com o quê você retribuiria a amabilidade? Responda à inimizade com um tratamento justo, e à amabilidade com amabilidade.” E, ainda:“Se você promover os que são corretos e afastar os que agem mal, o povo estará contente; mas se você promover os que agem mal e afastar os que são corretos, o povo ficará descontente’.”Mais uma: “O homem de caráter pensa em seu caráter, o homem inferior em sua posição social. O homem honrado deseja justiça, o homem inferior deseja ser favorecido.” 

Esses princípios básicos de teosofia e filosofia são válidos para os vários aspectos da existência humana. Eles iluminam a arte de viver corretamente, no âmbito familiar, na esfera profissional e nas diferentes situações sociais e políticas. Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo. O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. 

Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista. É natural que com o passar do tempo, seja necessário proceder a uma alteração de algumas leis ou políticas estabelecidas por um determinado país. A ciência política estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (Governo) e os restantes cidadãos. 

Nos seus primórdios, a ciência política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.). Assim, neste período pré-eleitoral, devemos, todos nós eleitores, procurar verificar os currículos dos candidatos, suas capacidades de realizações criteriosas, sob o ponto de vista do planejamento e da gestão, seus passados, sob os focos da moral e da ética, para que nas próximas eleições o seu voto seja um verdadeiro instrumento político, onde o conhecimento, a moral e a ética dos candidatos sejam o diferencial para a sua escolha.

achugueney@gmail.com

Últimas