A um mês do Natal, comerciantes anunciam descontos de até 70%

24/11/2019 09:20

Descontos que podem chegar a 70% já podem ser vistos pelo comércio do Centro da cidade. Os anúncios das promoções antecipam em algumas lojas a Black Friday, que vai movimentar o setor do comércio no próximo dia 29. A expectativa dos comerciantes é de aumento de 15% a 50% no movimento em relação ao ano passado e muitas lojas já começaram a sentir a melhora nas vendas. O Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) estima uma adesão quase que da totalidade das lojas da cidade  às promoções, que podem atrair os consumidores no fim dessa semana, quando terão mais poder de compra, a partir do pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Leia também: Grifes lançam coleção com fins filantrópicos e beneficiam Instituto Refazer

No polo de moda do Centro, a Black Friday se estendeu para Black Week, onde 80 das 200 lojas ligadas a Associação da Rua Teresa (ARTE) estão com produtos com descontos de 10% a 50%. “É a chance do cliente garantir aquela peça que já estava namorando desde o lançamento da coleção com um precinho especial”, garante Denise Fiorini, presidente ARTE, destacando que cada marca escolheu as peças que farão parte da ação que já virou tradição. 

O comerciante André Montovani já está com a sapataria pronta para a sexta-feira, tendo algumas ofertas já expostas aos consumidores, com descontos que variam de 5% a 70%. “Já estamos tendo boa procura pelas promoções, algumas pessoas já podem se antecipar e garantir o seu produto antes da sexta, quando esperamos um grande movimento, 70% maior que o normal”, pontua o comerciante que estima ter uma um aumento de 50% das vendas em relação ao ano passado. Para a Black Friday foram escolhidos produtos de coleções anteriores, que ainda têm procura e produtos da nova coleção. 

A gerente de uma loja de roupas íntimas, Simone Leite, também já oferece os produtos com desconto de até 70%. “Esperamos um movimento maior em 15% do que tivemos ano passado”, destaca Simone, estimando que o aumento no movimento se estenda até o Natal. Outra gerente em loja de calçados esportivos, Márcia Flora, também espera que o movimento dessa semana aumente. “Estamos numa época bem difícil, com muitas pessoas desempregadas, mas sempre contamos com melhora nas vendas nessa época, principalmente quando contamos com a procura de turistas”, conta. 

Além das compras em estabelecimentos físicos, o consumo de produtos vendidos por canais eletrônicos também é impulsionado nessa época. Para essa categoria, o Procon alerta para o cuidado que o consumidor deve ter ao escolher um produto. “As comparas online têm produtos de diferentes características. É importante ter atenção nas escolhas e nas formas de pagamento”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, reforçando que a Black Friday ocorre com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, o que favorece o movimento.

 

Últimas