A uma semana do Natal Imperial prefeitura não tem ainda programação

23/nov 04:23

O Natal Imperial inicia na sexta-feira, e ontem, a prefeitura divulgou que está ultimando a decoração e barracas de comes e bebes no Palácio de Cristal. Mas a festa, reduzida e que termina em 05 de janeiro, ainda não tem a programação fechada, somente o espetáculo de abertura foi mencionado e outras atrações do final de semana.  A prefeitura diz que ainda vai divulgar a programação em seu site. Tomara que seja antes de 25 de dezembro.

No escuro

O Natal Imperial não vai ter iluminação, segundo a prefeitura, por causa do ICMS (aquela jogada da gente ganhar a mais, porém que acabou saindo pela culatra e agora teremos de devolver). Aliás, tudo é culpa do ICMS.

Pergunta que não quer calar

Segundo a gestão Bomtempo, o atraso no pagamento de RPAs da Educação é culpa do ICMS, atraso no pagamento da empresa que coleta lixo é culpa do ICMS, atraso no pagamento do aluguel social é culpa do ICMS, o 13° salário do funcionalismo que subiu no telhado também é culpa do ICMS… Tudo é culpa do ICMS.  Mas e antes do ICMS a mais, pagava as contas rotineiras, do dia a dia, com o que?

Rola hoje, às 16h, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, integrando o projeto “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, o sarau “Do Lima até Aqui”.  Serão apresentadas leituras dramatizadas de textos de Lima Barreto e outros autores afro-diaspóricos. As leituras dramatizadas e poesias serão apresentadas por Márcio Januário, Do Di Candilo, Raiane Rodrigues e Wilson de Assis, com acompanhamento musical de Vitor Trope.

Entre a cruz e a espada

Vereador reeleito, Fred Procópio só não ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na gestão Hingo Hammes se não quiser.  Problema é ele querer. Tá meio assim de desagradar Hammes, mas para ele, que pensa em ser deputado, mudar para o executivo pode não ser garantia de ter boa visibilidade em 2026.

Contagem I

Petrópolis está há 1 ano e 193 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contagem II

Faltam 39 dias para Petrópolis virar a página.

E os agentes de trânsito?

Os últimos dias têm sido sinistros na cidade. O que teve de acidente não está no gibi. E ainda rolou poste que caiu em cima do ônibus na Mosela; caminhão que ficou agarrado na Barão do Rio Branco e a árvore gigante que obstruiu a União e Indústria. Fora aqueles pontos de retenção que são de lei.  E o que menos se viu foram agentes de trânsito nas ruas.

Fim de festa

O caos está instalado em várias áreas da prefeitura como educação, Inpas, salários dos servidores e por aí vai. Mas, o que dá “visibilidade” ao fim da gestão de forma trágica é o lixo nas ruas. Porque aí não tem como as pessoas não verem. Segundo um leitor da coluna é o clima (ruim) de final de festa.

Garantia

E falando em final de festa, cargos em comissão, estão pedindo exoneração mesmo antes da mudança do governo. Seria para garantir os haveres pelo tempo de trabalho ainda nesta gestão.

Essa é conhecida como a esquina mais zoneada de toda a cidade. Fica na Paulino Afonso com a Montecaseros. Ali tem moto de entrega parada irregularmente e vans escolares estacionadas dentro da curva, também irregularmente. Fora os carros de passeio, de aplicativo e táxi aguardando crianças saírem das escolas da área. Aí acontece como a foto mostra: os ônibus não têm espaço suficiente para seguir o caminho. Nunca tem um agente de trânsito no local.

Sem conclusão

No ano passado, a prefeitura anunciou que iria construir mais uma creche, esta no bairro Castrioto, Rua Henrique Schmidt, ao custo de R$ 4,2 milhões.  Na época, a gente já achou caro demais. Não se falou mais no assunto desde então e obras deste porte podem explicar a penúria das contas públicas…

Tudo represado

Sabe lá Deus porque, uma penca de atos administrativos estava represada à espera de publicação em Diário Oficial. Coisas até corriqueiras deixaram de ter publicidade. Agora está uma avalanche de publicações. Licitações homologadas em março e abril só agora estão com extratos sendo publicados em Diário Oficial

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas