Academia dos Bombeiros: governo do Estado faz nova promessa de reinício das obras

08/06/2021 12:02
Por Janaina do Carmo

As obras de reforma do prédio onde funcionará a Academia de Formação dos Bombeiros em Petrópolis estão paradas desde 2016 devido a crise econômica do Estado. Mas essa semana, o governo estadual fez uma nova promessa de reiniciar os trabalhos. A unidade fica na Fazenda Inglesa, às margens da rodovia BR-040, e foi comprada em 2013 pelo Estado, que pagou R$4,5 milhões pelo imóvel.

A promessa de reinício das obras foi anunciada pelo subsecretário de Estado das Cidades, Bernardo Rossi. Segundo ele, durante a solenidade de entrega de 80 picapes para quarteis do Corpo de Bombeiros na segunda-feira (6), na cidade do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral da corporação, Leandro Monteiro, reforçou o aval do governador, Cláudio Castro, para a retomada das obras no local.

O prédio de mais de 20 mil m² (sendo quatro mil m² de área construída), que conta com 60 quartos está fechado desde 2016 quando as obras foram suspensas. A intenção era inaugurar a academia em 2014, um ano após o imóvel ter sido comprado pelo Estado, mas atrasos nas obras impediram a sua inauguração. Depois, a falta de recursos impossibilitou que o projeto fosse concluído.

A Tribuna fez diversas denúncias sobre o abandono e vandalismo do prédio e a preocupação dos moradores da região com a invasão do imóvel por usuários de drogas. Após as denúncias, em 2019 o então comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, anunciou a retomada das obras e a reforma concluída até o início de 2020, o que também não aconteceu.

“Todos seremos beneficiados com a vinda da academia para Petrópolis, a população ganha com o aumento dos profissionais aqui, o que causará uma diminuição do tempo das operações e melhora no atendimento em períodos críticos. Já os aspirantes a Bombeiros ganham por poder realizar treinamentos e ações em ambientes estratégicos e também com um centro de treinamento mais avançado, diferente do atual”, disse Bernardo Rossi.

Assim que as obras forem retomadas e concluídas, o espaço será transformado em um complexo para as aulas teóricas e preparação física para combates a incêndios e resgates, formando todo o quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros. Todo ano, 50 aspirantes a oficial são formados na academia que atualmente, está localizada no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, na zona norte do Rio. A intenção é ampliar a capacidade de formação de cadetes e garantir um ensino de excelência na nova unidade de Petrópolis.

Últimas