Academia dos Bombeiros terá curso superior de Engenharia de Incêndios

16/02/2019 10:00

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, anunciou nesta sexta (15), a retomada das obras na futura sede da Academia dos bombeiros localizada às margens da rodovia BR-040, na altura da Fazenda Inglesa. Segundo ele, a reforma deve estar concluída até o início de 2020. O anúncio foi feito durante solenidade na sede do 15º GBM, na Avenida Barão do Rio Branco.

Leia também: Região Serrana receberá helicóptero, anuncia comandante geral dos 15º GBM

"Quando a unidade estiver pronta e em funcionamento, a Região Serrana vai contar com cerca de 150 bombeiros a mais atuando nos salvamentos", disse o comandante geral. "Com a crise financeira do Estado, as obras tiveram que ficar paralisadas, mas a promessa é que vão retornar em breve", ressaltou o coronel Robadey.

Segundo o comandante geral, já estão prontas os alojamentos e auditórios. Falta a construção de um prédio com salas de aulas e laboratório. O projeto também prevê a construção de um ginásio e piscina. "Assim que o prédio ficar pronto já será possível receber os cadetes", informou o coronel, que acrescentou que estão estudando mudanças no modelo da academia. "A ideia é no futuro abrir vagas para civis para o curso de engenheiro de incêndio".

As obras no prédio estão paradas desde 2016. O imóvel foi comprado pelo Estado e custou quatro milhões e meio de reais, além de ter mais de doze milhões investidos nas obras. Atualmente, o imóvel está abandonado, sendo alvo de vandalismo, além de conter a presença de usuários de drogas. A denúncia foi feita pela Tribuna em dezembro do ano passado.

As placas instaladas na entrada do prédio, proibindo a entrada, não impedem a entrada dos vândalos. Além disso, quando a equipe da Tribuna esteve no local, encontrou os portões estão abertos, os vidros quebrados, a mato está alto, a piscina suja, os cabos de energia foram furtados e ainda há portas arrombadas e grades furtadas. 

Inicialmente a inauguração estava prevista para dezembro de 2014. O espaço representa uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II que foi o criador da corporação. Atualmente, os militares se formam na escola de oficiais, que fica em Guadalupe na Zona Norte do Rio.

Últimas