Academia Petropolitana de Letras celebra centenário com programação cultural gratuita

Entidade está em funcionamento ininterrupto desde que foi fundada em 3 de agosto de 1922

24/07/2022 19:13
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Tida como uma das academias mais antigas do país, a Academia Petropolitana de Letras celebra seu centenário de fundação em agosto. Ao todo, serão cinco dias de uma programação gratuita, ampla e variada para celebrar o marco na história da prestigiada entidade. Aberto ao público, o cronograma, que prevê atividades de 3 a 7 de agosto, inclui a realização de um sarau lítero-musical e um seminário sobre a trajetória da APL na cidade.

Presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia discorre sobre a importância da bem conceituada instituição para o município nos campos cultural, histórico e literário. Em funcionamento ininterrupto desde que foi fundada em 3 de agosto de 1922 – mesmo período em que ocorreu a Semana de Arte Moderna – a Academia é testemunha das transformações vividas pela cidade, ao mesmo tempo em que caminha junto delas.

“É uma instituição que congrega os principais escritores e intelectuais da cidade e que promove a literatura petropolitana em seus mais diferentes gêneros. Seus membros produzem, divulgam e fazem a produção circular”, descreve o presidente.

Fundamental no resgate e na manutenção da memória local, a história da APL se entrelaça com a trajetória da cidade de Petrópolis, seus fatos históricos e personalidades.

Para tanto, no desenvolvimento da programação comemorativa foram mescladas atividades, o passado e o presente. “É uma programação extensa e que inclui o descerramento de uma placa no local onde foi realizada a primeira reunião de fundação da Academia e a inauguração de um monumento em homenagem ao ex-prefeito Paulo Gratacós, que foi um grande benemérito das várias academias da cidade”.

Fazem parte das atividades comemorativas, ainda, uma cerimônia na Câmara Municipal de Petrópolis, um concerto lítero-musical na Casa de Educação Visconde de Mauá, uma cerimônia no Salão de Convenções do Palácio Quitandinha, um seminário acadêmico sobre os 100 anos da APL e uma missa na Catedral presidida por Dom Gregório Paixão, também membro da Academia Petropolitana de Letras.

Confira, abaixo, as atividades, seus respectivos dias e horários:

03/08 – 10 horas – galeria do Edifício Marchese: descerramento de placa comemorativa do centenário da APL no endereço onde ocorreu a reunião de fundação. Em seguida, todos irão se dirigir à Praça dos Expedicionários para a inauguração da herma em homenagem ao ex-prefeito Paulo Monteiro Gratacós.

03/08 – 19 horas – Câmara Municipal de Petrópolis: sessão solene do poder legislativo municipal em homenagem ao centenário da APL. Traje: passeio completo.

04/08 – 20 horas – Casa de Educação Visconde de Mauá: sarau lítero-musical promovido pelo Instituto Municipal de Cultura/Prefeitura de Petrópolis. Traje: passeio completo.

05/08 – 18 horas – Palácio Quitandinha Sesc: sessão acadêmica em comemoração ao centenário da APL. O evento se iniciará com coquetel de confraternização a partir das 18 horas no hall de entrada e prosseguirá com sessão solene no Salão das Convenções às 20 horas. Traje: passeio completo.

06/08 – 9 às 12 horas – sede acadêmica: Casa de Cláudio de Souza: seminário – 100 anos da APL. Palestrantes: Carlos Nejar (ABL), Andréa Pachá e Joaquim Eloy Duarte dos Santos (APL). Ao final, ocorrerá o lançamento do livro “Academia Petropolitana de Letras – em revista (coletânea das revistas da APL)”. Traje: esporte fino.

07/08 – 11h30 – Catedral São Pedro de Alcântara: missa em ação de graças pelo centenário da APL presidida pelo Bispo Diocesano e Acadêmico Dom Gregório Paixão, OSB

Últimas