Academia Petropolitana de Letras comemora 102 anos com programação especial

Por Aghata Paredes

A Academia Petropolitana de Letras (APL), uma das mais antigas instituições culturais do Brasil, comemora 102 anos de história. Fundada em 1922, durante a efervescência artística provocada pela Semana de Arte Moderna, a APL nasceu como Associação Petropolitana de Ciências e Letras, evoluindo posteriormente para a Academia Petropolitana de Letras.

Para celebrar essa data significativa, a Academia organizou uma programação especial, aberta ao público, com mesas temáticas que refletem a diversidade de seus acadêmicos. As comemorações começam nesta quinta-feira (29), às 19h, com a mesa “Imagens do Feminino na História”, e vão até sábado (31), na Casa de Cláudio de Souza.

“O espaço para a mulher, seja ela intelectual, poeta, romancista, jurista, enfim, qualquer que seja sua profissão, deve ser sempre privilegiado. Por isso, essa mesa será composta integralmente por mulheres acadêmicas e historiadoras”, ressalta Leandro Garcia, presidente da APL, sobre a importância de valorizar a participação feminina na história e na literatura.

Fotos: Divulgação

Desde sua fundação, a APL desafiou normas conservadoras ao admitir mulheres em suas fileiras, algo raro em outras academias da época. “Nos anos 1920, muitas instituições proibiam a admissão de mulheres. Aqui, em Petrópolis, sob a liderança de Nair de Teffé, que presidiu a academia por três mandatos consecutivos, essa barreira foi quebrada. Acho muito interessante que, embora a cidade sempre tenha sido considerada conservadora, isso não impediu a Academia de admitir mulheres e proporcionar a presença feminina em suas fileiras. A presença feminina deu dignidade e reconhecimento às intelectuais da época”, afirma o presidente.

Na sexta (30), às 19h, o tema da mesa será “O Sertão na Literatura Brasileira”, presente em obras de grandes autores como José de Alencar, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. Na ocasião, Leandro Garcia e Antônio Torres discutirão a relevância do tema na produção literária nacional. “São vários os temas que perpassam a literatura brasileira: a natureza, o feminino, as questões identitárias… A terra também é um tema muito recorrente, mas se existe um tema que é extremamente metamorfoseado e metamorfoseante, por assim dizer, é o sertão. Então, discutiremos essas mudanças, com destaque para obras contemporâneas como “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior. Que sertão é esse hoje que ainda capta tanto a atenção e a escritura?”, antecipa Garcia.

Foto: Divulgação

O encerramento das comemorações acontecerá no sábado (31), às 10h, com a mesa “Justiça, Cidadania e Cultura”, que reunirá nomes do judiciário para debater a interseção desses temas na atualidade.

Acervo da APL

No último ano, a APL inaugurou sua nova sede administrativa no Edifício Pio XII, no Centro de Petrópolis, após mais de três décadas na Casa de Cláudio de Souza. No local, pesquisadores e o público interessado podem acessar um acervo com mais de dois mil documentos, incluindo livros de atas, documentação administrativa, obras raras e fotografias.

A Casa de Cláudio de Souza, por sua vez, continua a ser um espaço destinado a eventos sociais, mantendo sua relevância na vida cultural da cidade. Leandro ressalta que, ao longo de seus 102 anos, a APL tem promovido eventos públicos, como lançamentos de livros, palestras e debates. “Nosso principal legado é a continuidade da APL ao longo de mais de um século. É uma instituição que os petropolitanos devem se orgulhar, pois é uma das mais antigas do Brasil em pleno funcionamento”, conclui.

Foto: Igor Holderbaum

Confira a programação completa do evento:

29/08, quinta, às 19h – APL e a História

Mesa: Imagens do Feminino na História
Lená Medeiros de Menezes (UERJ/IHGRJ)
Maria de Fátima Argon (APL/IHP)
Mediação: Carolina Freitas (APL)

30/08, sexta, às 19h – APL e a Literatura

Mesa: (Re)pensando o Sertão na Literatura Brasileira
Antônio Torres (ABL/APL) e Leandro Garcia (UFMG/APL/IHP)
Mediação: Marcelo Fernandes (SEE/SME/APL)

31/08, sábado, às 10h – APL e o Direito

Mesa: Justiça, Cidadania e Cultura
Ricardo Rodrigues Cardozo (TJ-RJ)
Cláudio Dell’Orto (TJ-RJ/APL)
Mediação: Cléber F. Alves (UFF/APL/AFL/APE)

Foto: Divulgação

O evento, aberto ao público, acontecerá na Casa de Cláudio de Souza, nº 247, Praça da Liberdade – Centro.

Mais informações sobre a Academia Petropolitana de Letras podem ser obtidas através do site oficial: https://acadpetroletras.com.br/. Além disso, a visitação ao acervo da APL, no Centro Histórico de Petrópolis, pode ser agendada através do e-mail: academia.petropolitana.letras@gmail.com

Últimas