Com recorde de 413 atendimentos na sexta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), encerrou o projeto #PartiuVotar em Petrópolis. Em quatro dias, os 10 guichês disponibilizados atenderam cerca de 900 pessoas, contando jovens de 15 a 18 anos, que são o público-alvo, e eleitores em geral.
O número registrado no último dia de projeto, no Colégio Rui Barbosa, no Alto da Serra, foi o maior em um posto móvel da Justiça Eleitoral em um único dia. Desde janeiro, o TRE-RJ vem promovendo ações de atendimento itinerante em locais de grande circulação, como shoppings, estações de trem e metrô, buscando incentivar a biometrização de eleitoras e eleitores.
O projeto também esteve no Ciep 137 Cecília Meireles, em Corrêas, na terça (09) e quarta-feira (10). Durante as ações, quem compareceu aos postos móveis pôde requerer regularização da situação eleitoral, alteração de dados cadastrais e transferência de local de votação, entre outros serviços.
Além de fazerem o título de eleitor, os alunos assistiram palestras sobre participação política e cidadania e puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento das urnas e a segurança do processo eleitoral. Os jovens também tiveram a oportunidade de participar de eleições simuladas com urnas eletrônicas.
“Acredito que conseguimos alcançar nosso objetivo, que é despertar nos jovens, por meio das atividades propostas, a consciência política e estimular a participação no processo eleitoral”, conta Rita de Carvalho, assessora da EJE-RJ.
Os jovens que queiram fazer o alistamento eleitoral e não aproveitaram a oportunidade podem comparecer a qualquer Zona Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com documento oficial com foto e comprovante de residência. Para o sexo masculino, é exigido comprovante de alistamento militar – a apresentação é exigida apenas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em que completar 19 anos.
O projeto
O projeto #PartiuVotar é uma iniciativa estratégica do TRE-RJ que está em seu terceiro ano de ações e tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo.
A ação também busca emitir os títulos dos jovens de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral. O foco do projeto está nos municípios do interior com baixa adesão do grupo etário ao cadastro. Ainda em abril, a EJE-RJ pretende levar as atividades do #PartiuVotar para a cidade de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.