Ação no Cremerie alerta sobre os riscos do diabetes
A Academia de Saúde do Parque Cremerie, no Quitandinha, recebeu nesta terça-feira (22) uma programação especial sobre o Dia Mundial do Diabetes. A data, normalmente celebrada no dia 14 de novembro, neste ano aconteceu num dia diferente, em Petrópolis. Durante toda a tarde quem passou pela praça contou com serviços de avaliação de fatores de risco cardiovascular, atividades físicas e distribuição de material educativo.
A moradora da região, Vanete Thiago, de 50 anos, que mora perto do Parque, passou a tarde na academia e participou de todas as atividades. “Eu moro aqui pertinho e estou aqui desde as 13h. Achei isso muito interessante. Já medi minha glicose, aferi a pressão arterial, recebi uma orientação nutricional, e até exercícios. É muito legal”, disse.
Vanete contou ainda que participa diariamente de atividades no Parque. “Durante a semana eu faço aulas de alongamento, hidroginástica e dança de salão. Eu acho tudo isso muito interessante”, completou.
O evento fez parte do projeto das academias de saúde da cidade. Atualmente elas estão distribuídas por quatro bairros: Itaipava, Castelo São Manoel e Vale do Carangola.
Odair Baltar, coordenador do projeto, explicou um pouco sobre as atividades. “Trata-se de uma complementação ao tratamento de atenção básica. Aqui temos hidroginástica, natação, dança, tricot, crochet, curso de manicure, entre outras atividades visando não só a área da saúde, mas também a inclusão social”, contou.
Ao todo dezenas de pessoas participaram das atividades ontem, e algumas delas com hipertensão e glicose alta foram encaminhadas à unidades de saúde próximas do local.
Para participar dos eventos nas academias basta fazer a inscrição no local. A do Parque Cremerie funciona de terça a sexta-feira e a participação é gratuita.