Acesso ao Trono de Fátima continua comprometido; ponto turístico está fechado
A Rua Padre Moreira é a principal via de acesso ao Trono de Fátima, além dessa, é possível chegar ao monumento, a pé, pela Rua Almirante Mauriti. Desde o dia 15 de fevereiro, o ponto turístico, que é um dos mais visitados de Petrópolis, permanece fechado devido à falta de laudo da Defesa Civil e reconstrução dos trechos afetados pela chuva. Nas últimas semanas, com as celebrações religiosas, e com a proximidade do mês de maio, em que a igreja celebra o mês Mariano, o ponto turístico e religioso faz falta para o público petropolitano e visitantes.
Segundo o presidente da Associação do Trono de Fátima, Agnes Dalzini, na Rua Frei Ciríaco os veículos estão passando, mesmo com a via interditada e com risco de barreiras. Para maior segurança, ele pede que o acesso pela Rua Padre Moreira seja melhorado para que as pessoas possam subir até o Trono de Fátima com tranquilidade. “Agora chegando maio, a gente precisa muito que o acesso pela Padre Moreira seja limpo. Tem uma barreira lá que precisaríamos de um laudo para termos certeza que não vai cair”, diz. Mesmo solicitada a vistoria, a Defesa Civil ainda não esteve no local.
Há algumas semanas, a Tribuna noticiou uma denúncia feita por moradores das redondezas, que mesmo após dois meses da tragédia de 15 de fevereiro, alguns trechos permaneciam bloqueados por barreiras.
“O Trono está sendo prejudicado, o acesso está sendo prejudicado. Não sei se vou conseguir abrir para o dia 21 de abril, a gente queria abrir para esse fim de semana, mas para isso eu dependo de, pelo menos, acessibilidade e placas de indicação dando para o turista outro acesso. Quando o turista passa e logo vê aquela placa de ‘rua interditada’, ele não sabe que tem a Rua Padre Moreira, ele vai embora”, afirma Agnes.
Após questionamento da Tribuna, a Defesa Civil informou que a vistoria na região está em andamento e consta no cronograma desta semana para a ida do técnico ao local. Já a Secretaria de Obras informou que o acesso ao Trono de Fátima pela Rua Monsenhor Bacelar está liberado para carros pequenos. E que devido aos estragos causados pelas chuvas de fevereiro e março, o trecho precisará de uma obra de contenção, o que já está previsto, segundo a pasta. E informou também que a Prefeitura já está contratando uma empresa para que realize as intervenções.