Acidentes de transporte representam 28% dos atendimentos dos bombeiros
Entre atendimentos pré-hospitalares, acidentes de trânsito, salvamentos, combate a incêndios nos mais diversos sinistros, o 15º Grupamento Bombeiro Militar fez, no ano de 2018, 4.611 atendimentos somados nos três destacamentos – Petrópolis, Três Rios (1/15 DBM) e Itaipava (2/15 DBM). Os atendimentos pré-hospitalares, que são os eventos clínicos decorrentes de quedas e violências, representam cerca de 54% dos atendimentos, foram 2.136.
Os atendimentos a acidentes de transporte terrestre representa 28% dos socorros realizados em 2018, foram 1.297. Os salvamentos, que são os atendimentos de resgate de pessoas nos diferentes contextos de emergência, a captura/retirada de animais, o combate a insetos e os cortes de árvores, representam 13% dos números, foram 595. Os incêndios – incluindo fogo em edificações, em vegetação e em vias públicas e veículos – representam 11% dos atendimentos, foram 510. Os atendimentos a explosões e escapamentos de gás e atendimento a portadores de transtorno metal, foram 34 e 39 atendimentos, respectivamente.
O número de atendimentos em 2018, foi cerca de 32,5% menor do que os registros de 2017. Dos sinistros registrados em 2018, atendimentos pré-hospitalares tiveram uma redução de 45%, comparado a 2017. Os incêndios também tiveram uma redução significativa, de 39% nos atendimentos. Já o número de atendimentos a acidentes de transporte terrestre tiveram um aumento em 15 registros.
Os serviços técnicos feitos pelo 15º GBM, que dizem respeito a análise, planejamento, exigências e fiscalização de edificações, no campo da segurança contra incêndio e pânico, inclusive de diversões públicas, foram feitos 3.441 atendimentos, em 2018. Os departamentos responsáveis pela expedição do certificado de aprovação é a Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST), pela Diretoria de Diversões Públicas (DDP) e pelo Grupamento de Prevenção em Estádio (GprevE).
A 3ª edição do Anuário do CBMERJ foi lançado no dia 01 de agosto, durante a cerimônia de entrega de 72 viaturas e equipamentos, no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS), em Guadalupe, no Rio de Janeiro, contou com a presença do governador Wilson Witzel e secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robaney Jr.
Em todo o estado do Rio de Janeiro, o CBMERJ fez 310.090 atendimentos, uma média de 861 por dia. Sobre os atendimentos a acidentes de transporte terrestre, o Corpo de Bombeiros assistiu 58 mil vítimas em todo o estado, deste número 24 mil estavam pilotando motocicletas.