Ações integradas para diminuir acidentes de trabalho

27/07/2018 11:00

Dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, data que chama a atenção para a luta dos trabalhadores em relação à segurança e saúde no ambiente corporativo. Em Petrópolis, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza ações integradas com a vigilância sanitária e epidemiológica, além do Ministério do Trabalho, com o objetivo de diminuir os registros de acidentes dentro das empresas. 

Segundo a Previdência Social, os acidentes de trabalho podem ocorrer no exercício de determinada função, assim como doença causada pelo esforço específico de cada atividade. Em 2017, foram registrados 64 acidentes graves e 40 simples, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Neste ano, até 28 de junho, foram 48 na categoria grave e 60 acidentes simples. Os casos são acompanhados por diversos órgãos municipais, como diz o Chefe do Certes em Petrópolis, Gustavo Cabral. “O primeiro atendimento é realizado na rede de urgência e emergência, onde a Notificação Compulsória deve ser feita. Essas fichas posteriormente são enviadas à Coordenação de Epidemiologia do município e por fim, chegando ao Cerest para a investigação das condições do acidente de trabalho na ficha de notificação”, explica Gustavo.

Para prevenção, a cidade realiza campanhas educativas com os trabalhadores, como palestras e ações no ambiente empresarial, além da capacitação de profissionais de saúde e imunização. De janeiro a abril deste ano, foram aproximadamente 400 profissionais atendidos com aferição de pressão arterial e glicose. De acordo com Gustavo, durante todo o mês, foram feitas ações de visita em diversas empresas, com o foco na saúde dos trabalhadores. 

O Ministério do Trabalho divulgou em maio, dados referentes a empresas que tiveram falhas no cumprimento das normas de proteção a saúde do trabalhador. Em Petrópolis, foram 64 locais que tiveram um total de 139 autos, um número que apresenta significativa redução, diante do ano anterior, quando foram 94 empresas e 250 autos. 


Últimas