Adoro feriado. Sou empresário e criativo!

19/04/2018 13:20

Teremos dois feriados bem pertinho um do outro: 21 e 23 de abril. Isso significa empresas fechadas por dois dias seguidos. E, se não bastasse, o ano de 2018 será carregado de feriados nos dias de semana. No total, em Petrópolis serão 16. E todos eles entre segunda-feira e sábado. Empresas deixam de faturar 16 dias.

Lojas fecham. Indústrias fecham. Mas, dependendo da atividade do negócio, há um aumento enorme de vendas nos dias que o antecedem e, até mesmo, no próprio dia do feriado.

Pensando assim, nos vem a seguinte pergunta: Para o empresário, feriado é tão ruim assim quanto parece?

 O mercado costuma reclamar dos prejuízos que os dias parados causam, principalmente o comércio e a indústria. E já tem motivado até projetos de Lei no Congresso Nacional pela quantidade de feriados oficiais no Brasil.

Existem vários segmentos na economia e cada um trabalha de uma forma. É difícil dizer se os feriados são positivos ou negativos para todos.

Empresas que trabalham com mais força nos feriados tiram bom proveito. Veja a rede hoteleira, restaurantes e o turismo de nossa cidade. Esses 16 dias podem salvar o ano.

Cada feriado tem um apelo e geralmente afeta “para o bem”, diretamente, algum tipo de negócio. Veja por exemplo a sexta-feira santa: a venda de peixes aumenta nesse período.

Uma das vantagens dos feriados é que sempre sabemos quando vai ocorrer. Dessa forma o empresário de qualquer segmento pode se planejar e se beneficiar deles. É um período plenamente “planejável”. Portanto, nada mais natural que, ao fazer o planejamento anual de seu negócio, o empresário analise com antecedência para beneficiar-se ao máximo nos feriados, ainda que a data não esteja ligada à atividade fim da empresa. Usar a criatividade é primordial, como a de fazer parcerias com empresas que se beneficiam diretamente do feriado, a exemplo: “compre na empresa ABC e tenha desconto aqui”.

Atualmente com a concorrência muito ferrenha, sobressai-se quem se diferencia. A criatividade vem na frente. O empresário não pode deixar de levar isso em consideração. Hoje a diferenciação é tudo no mercado competitivo. Use o feriado a seu favor, ao invés de apenas reclamar do fechamento da empresa naquele dia. 

mairom.duarte@csalgueiro.com.br

Últimas