Afastamento de funcionário com suspeita de Covid-19 não vai alterar funcionamento de posto de saúde de Pedro do Rio
A Prefeitura informou nesta quinta-feira (16) , que o posto de saúde de Pedro do Rio não será fechado devido ao afastamento de um funcionário por suspeita de coronavírus. O técnico de enfermagem está internado desde terça-feira (14), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE).
Moradores da região que são usuários do posto denunciam que os funcionários não usavam todos os equipamentos de proteção individual no atendimento aos pacientes. “Inclusive o rapaz que está internado atendeu na semana passada sem usar luvas. Estamos preocupados com essa situação”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar. “Por segurança os funcionários tinham que entrar em quarentena e não expor os pacientes neste momento”, acrescentou a moradora.
Leia também: Secretaria de Saúde confirma quarta morte envolvendo infecção pelo coronavírus em Petrópolis
Em nota, a Prefeitura informou que os funcionários do posto usam todos os equipamentos de proteção individual necessários ao trabalho que realizam e que no local existem todos os materiais. O governo municipal disse ainda que todos os outros funcionários da unidade permanecem sem sintomas e trabalham normalmente e que posto não será fechado.
Na semana passada, o Posto de Saúde da Família (PSF) das Pedras Brancas, na Mosela, reabriu depois de ser fechado após dois funcionários apresentarem sintomas do Covid-19. Todos os demais funcionários foram orientados a se manterem isolados. Segundo a Prefeitura, não há, no momento, nenhuma unidade está fechada por suspeitas de trabalhadores estarem com coronavírus.
De acordo com a Prefeitura, há 36 servidores da saúde afastados de suas funções por suspeitas de contaminação de Covid-19. São 13 auxiliares de enfermagem, cinco técnicos de enfermagem, um enfermeiro e 17 médicos.