Agenda do fim de semana conta com mais de 30 atrações gratuitas em Petrópolis

Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Programação no Teatro Imperial

Nesta sexta-feira (23), às 20h, o espetáculo “Uma Saudação às Divas” sobe ao palco do Teatro Imperial, trazendo os maiores sucessos de ícones como Whitney Houston, Aretha Franklin, Mariah Carey, Tina Turner, Shania Twain, Adele e Celine Dion. O show, que já atraiu mais de 100 mil espectadores, promete uma noite de fortes emoções, revivendo a trajetória das grandes vozes femininas da música mundial.

Foto: Ezio Philot

Fechando a semana, no sábado (24), às 18h, o Teatro Imperial receberá o público infantil com o show “Gato Galáctico em Aventura Prismágica”. Com duas sessões programadas, a apresentação oferece uma experiência lúdica e interativa, alinhada ao conteúdo que tornou o personagem um sucesso entre as crianças nas redes sociais.

As apresentações acontecem no Teatro Imperial (Rua General Osório 192, Centro). Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital e na bilheteria do teatro.

Leia também: Teatro Imperial oferece programação diversificada em agosto, com destaque para documentário, show e espetáculo infantil

Centro Cultural Sesc Quitandinha

A Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (OSRJ) vai se apresentar no Centro Cultural Sesc Quitandinha, nesta sexta-feira (23), com o espetáculo “Mestres do Samba”. O concerto, que começa às 20h, é uma homenagem a três importantes compositores do samba: Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho.

Foto: Divulgação

No repertório, estão músicas como “Amor Proibido” e “Autonomia” de Cartola, “Folhas Secas” e “Luz Negra” de Nelson Cavaquinho, e “Conversa de Botequim” e “Até Amanhã” de Noel Rosa, entre outros clássicos.

Leia também: Orquestra de Solistas do Rio traz tributo ao samba ao Sesc Quitandinha nesta sexta | Tribuna de Petrópolis

A programação deste fim de semana no CCSQ também inclui a experiência cênica “Noite do Sorriso Negro” neste sábado (24), às 20h, e “Resta 1”, neste domingo (25), às 16h. Anote aí!

23 de agosto (sexta), às 20h – “Mestres do Samba”

24 de agosto (sábado), às 20h – “Noite do Sorriso Negro”
(Classificação: 16 anos)

25 de agosto (domingo), às 16h – “Resta 1” no Café Concerto

Local: Café Concerto – Sesc Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha) Mais informações: @ccsqoficial

Meia Maratona de Petrópolis

Neste domingo (25), a Cidade Imperial será palco da Meia Maratona de Petrópolis. A competição contará com dois percursos, ambos com chegada no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. As inscrições para o evento já foram encerradas, com o limite técnico sendo atingido.

As provas começam pela manhã, com a saída do percurso de 21 km sendo no Hotel Quitandinha, às 5h30, enquanto a largada do percurso de 7 km será no Centro Comercial Quintal do Prado, às 7h20. O primeiro percurso tem tempo de 3 horas e 20 minutos para a conclusão da prova, enquanto no caminho menor, a duração é de 1 hora e 20 minutos.

Confira mais detalhes: Meia Maratona de Petrópolis acontece neste domingo

HiperShopping

Neste final de semana, o HiperShopping oferece uma programação variada, com shows, atividades infantis e o Baile da Geração Prateada. Na sexta-feira (23), às 19h, a banda In Rock, composta por Edu Koszlowski, Marcelo Werneck e Vavá Luthier, estreia no Palco Hiper da Praça de Alimentação, trazendo clássicos do rock.

Foto: Divulgação

No sábado (24), a diversão começa cedo, às 10h, com atividades recreativas ao lado do personagem Super Mario, seguida pela contação de histórias “O Casamento da Dona Baratinha” às 15h. Às 17h, Carlos Ally se apresenta com voz e violão no mall do primeiro piso, e às 19h, a banda Chilli anima o Palco Hiper.

O domingo será marcado pelo Baile da Geração Prateada, a última edição de 2024, a partir das 15h, com música ao vivo do tecladista Márcio Alves.

Comemoração dos 25 anos do Grupo Teatro Povo do Cafundó

A “Mostra de Teatro 25 Anos: Grupo Teatro Povo do Cafundó – Arte e Resiliência” promete movimentar Petrópolis com uma série de interações artísticas no Centro e em distritos da cidade. Com atividades variadas para todas as idades, o evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto, e 15 de setembro, com entrada gratuita. O público terá a oportunidade de conferir espetáculos teatrais para adultos e jovens, contação de histórias, atividades artísticas, oficinas de teatro para a terceira idade, performances, e oficinas de dança afro.

23/8 – CEU da Posse

9h30 – Apresentação de “A Rosa que Gira a Roda”

14h – Contação de Histórias, com Ariel Barbosa – Atividades diversas ao longo da tarde com Simone Gonçalves

24/8 – Centro de Cultura Raul de Leoni

15h – Oficina de Teatro para a Terceira Idade, com Christiane Carvalho

17h – Performance Poéticas

18h – Oficina de dança afro, com Soninha Maracanã

19h – Performance Artística com Artemisia

19h30 – Teatro: Rainhas de Quariterê, do Brasil e do Mundo com jovens do CDDH

25/8 – Centro de Cultura Raul de Leoni

16h – Apresentação teatral de “A Rosa que Gira a Roda

Mais informações: Grupo teatral Povo do Cafundo (@teatropovodocafundo) •

“Fanfarra Komboio” – Vale do Carangola

O projeto “Caminho do Riso” apresentará neste sábado (24), às 10h30, o espetáculo “Fanfarra Komboio” no Vale do Carangola. O show vai reunir música, números circenses, danças e poesia, tudo encenado a partir de uma kombi que serve como palco e transporte.

Foto: Divulgação
  • Data: 24/08, às 10h30
  • Local: Vale do Carangola – Petrópolis
  • Duração: 50 minutos
  • Classificação: Livre
  • Entrada: Gratuita

Palestra no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL)

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) recebe neste sábado (24), às 11h, uma palestra sobre os 70 anos da morte de Getúlio Vargas, ministrada pela historiadora Isabel Lustosa. O evento faz parte do projeto “2024: Os valores da democracia hoje” e é aberto ao público.

Foto: Divulgação

O CAALL fica na Rua Mosela, nº 289, no bairro Mosela, em Petrópolis.

Programação especial na Biblioteca Rocambole – Museu Imperial

Neste mês de agosto, além das atividades direcionadas às escolas, o projeto abrirá suas portas ao público geral, oferecendo uma programação cultural e educativa diversificada. Entre as atrações, destacam-se as sessões de contação de histórias e as visitas mediadas aos jardins do palácio, sob o tema “Os Jardins do Palácio Imperial: Uma Aventura Educativa nos Jardins de D. Pedro II”.

Foto: Divulgação

Leia também: Museu Imperial anuncia programação especial na Biblioteca Rocambole durante o mês de agosto

Confira a programação:

24 de agosto (sábado)   

Hora do Conto e Oficina Criativa: das 14h30 às 15h30   

Livro: “A Árvore Magnífica”, de Nick Bland, traduzido por Gilda de Aquino e ilustrado por Stephen Michael King. Esta encantadora história acompanha Bonito, uma ave que decide construir a árvore mais magnífica do mundo e descobre que a verdadeira beleza está em proporcionar um lar acolhedor para todos. 

Foto: Divulgação

31 de agosto (sábado)   

Hora do Conto e Oficina Criativa: das 14h30 às 15h30   

Livro: “O Museu que Caio Inventou”, de Simone Bibian, com ilustrações de Paula Kranz. O livro narra a história de Caio, um menino com uma imaginação fértil que cria um museu incrível dentro de sua casa, mostrando como a criatividade pode transformar o cotidiano em uma aventura repleta de aprendizado e diversão. 

Foto: Divulgação

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para participação nas oficinas, é necessário que as crianças estejam acompanhadas por um responsável. 

Vale ressaltar que, em caso de ventos fortes ou chuva, a visita aos jardins será substituída pela Oficina Criativa, com atividades recreativas e interativas realizadas em ambiente interno. 

Onde: Museu Imperial  (Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis – RJ)    

Horário de Funcionamento: de terça a domingo    

Palácio: 10h – 18h    

Jardins: 7h – 18h    

Pavilhão das Viaturas: 10h – 18h    

Loja: 10h – 18h   

Ingresso para visitação ao Palácio: R$ 10 e R$ 5,00 (Pagamento somente em dinheiro)   

Mais informações: (61) 3521-4455   

1º Circuito de Cinema Rural

Neste sábado (24), às 17h30, o Brejal receberá o 1º Circuito de Cinema Rural, um evento gratuito que une cinema, cultura e agroecologia. Organizado pela produtora audiovisual Paula Maracajá, em parceria com o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), o circuito visa valorizar a identidade rural e promover o desenvolvimento sustentável através da sétima arte.

Fotos: Rodrigo Romano

Leia também: 1º Circuito de Cinema Rural celebra a cultura e agroecologia no Brejal | Tribuna de Petrópolis

A programação completa do circuito pode ser acessada através do perfil do projeto nas redes sociais: @cinecluberural

Feira de Adoção

Neste sábado (24), das 10h às 15h, a ONG Dog’s Heaven promove mais uma feira de adoção. Desta vez, no Parque Municipal Prefeito Rattes, em Itaipava. A entrada é gratuita.

Foto: Divulgação

Tribo de Gonzaga na Paróquia de Nogueira

Com 18 anos de estrada, a banda Tribo de Gonzaga retorna aos palcos neste fim de semana. Desta vez, o grupo presenteia o público petropolitano com um show gratuito na Paróquia de Nogueira neste sábado (24), às 19h.

Foto: Divulgação

A banda tem sido motivo de orgulho para a cidade de Petrópolis. São responsáveis, desde 2013, por movimentar o Carnaval na Praça da Liberdade e, apesar de independentes, estão conseguindo angariar espaços até mesmo no cenário nacional, com ouvintes cativos em capitais como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, além de apresentação em festivais relevantes.

Leia também: Tribo de Gonzaga movimenta cenário musical da cidade há 18 anos

Quando: 24 de agosto, sábado, às 19h

Onde: Paróquia de Nogueira (Av. Leopoldina, 590 – Nogueira)

Entrada gratuita

Cineclube Raul Lopes por aí

A mostra “Cineclube Raul Lopes por aí” está exibindo sessões online de filmes e documentários nos domingos de agosto e setembro, por meio da plataforma Zoom. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre às 18h, seguidas de debates com convidados.

As próximas sessões estão agendadas para este domingo, 25 de agosto, quando serão exibidos os filmes “Back to home – O primeiro passo” (2023), documentário de Fernanda Almeida, seguido do longa “Medida Provisória” (2020), de Lázaro Ramos. O debate será com a diretora e professora, Carolina Moraes. 

Foto: Divulgação

O link para assistir os filmes é:  https://zoom.us/j/9093040128, com a senha: 1234.

Eventos permanentes em toda a cidade

Todos os sábados, das 10h às 14h, acontece a feira local ‘Cores e Sabores’, que celebra o melhor da gastronomia orgânica, artesanato e muito mais. Durante a feira, no Vale das Videiras, o público tem a oportunidade de conferir um grande variedade de alimentos frescos e saudável, diretamente da horta. Além disso, também é possível descobrir talentos locais, encontrar peças únicas e exclusivas, confeccionadas manualmente, além de produtos como cervejas artesanais, doces e outros.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Onde: Quiosque das Videiras.
Quando: Sábados, das 10h às 14h.
Entrada gratuita.

Todo dia é dia de yoga

Foto: Mauricio Ferreira

Sempre aos domingos, o projeto “Todo dia é dia de Yoga” vem acontecendo com o objetivo de apresentar a prática à população gratuitamente nos jardins do Museu Imperial. Não se esqueça do seu tapetinho de yoga ou canga, além de água para se hidratar!

Quando: Domingo, às 9h.
Onde: Museu Imperial.
Gratuito.

Circuito Petrópolis Ecosol no Centro

Espaço de pequenos produtores locais.

Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico

Quando: Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.

Gratuito.

Feira de Artesanato em Nogueira

Onde: Av. Leopoldina, 398 – Praça de Nogueira.

Quando: Sábados das 9h às 15h.

Domingos e feriados das 9h às 13h.

Gratuito.

Foto: Divulgação

Feira de Antiguidades no Centro 

Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico.

Quando: Domingos das 9h às 17h30.

Gratuito.

Exposições em destaque

“Jornada para o Brasil – História das imigrações de povos de língua alemã”

Com entrada gratuita, a exposição “Jornada para o Brasil – História das imigrações de povos de língua alemã”, organizada pelo Clube 29 de Junho, Instituto Teológico Franciscano (ITF) e Consulado Alemão do Rio de Janeiro, segue em cartaz até o dia 13 de setembro no ITF. O acervo, produzido pelo Instituto Martius-Staden e trazido a Petrópolis com o apoio do Consulado Alemão, celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

Foto: Reprodução

Mostra “Olhares” de Mauricio de Memória

A Galeria 1 do espaço cultural Piccola Arena, no Rocio, está com a exposição “Olhares”, que reúne pinturas do grande artista e agitador cultural Mauricio de Memória. Conhecido por suas obras que exploram a civilização do olhar, ele traz telas que apresentam novas visões dos personagens retratados ao longo de seus 40 anos de carreira. A exposição vai até 15 de setembro.

📍Onde: Piccola Arena

📌 Endereço: Estrada do Rocio, número 3507 – Sentido Itaipava/RJ, km 76 (placa Rocio-Cindacta)

Entrada gratuita

Mais informações: @piccolaarenacc

“Alice além das Maravilhas” – Casa de Petrópolis

A mostra destaca a trajetória da artista plástica Aline Klem e suas obras inspiradas no clássico “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Nascida no Rio de Janeiro e residente em Petrópolis desde 1989, Aline iniciou sua carreira artística em 2016, utilizando a pintura como forma terapêutica após enfrentar uma forte depressão. Desde então, desenvolveu um estilo que mescla o real e o imaginário, explorando a complexidade da mente humana por meio de cores vibrantes e traços distorcidos.

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura está situada na Avenida Ipiranga, nº 716, no Centro Histórico de Petrópolis. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), com estacionamento rotativo disponível no local.

“Dos Brasis” – Centro Cultural Sesc Quitandinha

O público também poderá visitar, ao longo do fim de semana, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros do país, a “Dos Brasis: arte e pensamento negro”. A coletiva reúne 384 obras de 241 artistas, expostas nos salões da área monumental do histórico edifício, que em 2024 completou 80 anos. Parte dos trabalhos, alguns inéditos, também são exibidos pela primeira vez na área externa do Quitandinha.

Foto: Helio Mello

Sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a mostra é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, em todo o país. A exposição, em exibição até 27 de outubro, conta com sete núcleos temáticos e apresenta obras em diversas linguagens artísticas, como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidas desde o fim do século XVIII até o século XXI. A entrada é gratuita.

Exposição – “Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro”

Data: Até 27 de outubro de 2024

Horários: Terças a domingos e feriados, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Bairros do Rio na Coleção Geyer – Museu Imperial

A mostra reúne uma seleção de obras do conjunto iconográfico da Coleção Geyer, que retrata paisagens do Rio de Janeiro representadas por artistas viajantes atraídos pelas belezas da geografia carioca. Reconhecida pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO, a coleção é composta por livros raros, litografias, guaches, aquarelas e cartografia produzidos por artistas estrangeiros que estiveram no Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Foto: Divulgação

📍 Onde: Museu Imperial

📌 Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro

🕐 Horário: Terça a domingo (Palácio: 10h – 18h Jardins: 7h – 18h Pavilhão das Viaturas: 10h – 18h)

Últimas