Águas do Imperador é notificada pelo Procon Petrópolis por falhas no abastecimento no Madame Machado

17/11/2023 18:25
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A concessionária Águas do Imperador foi notificada pelo Procon Petrópolis após as denúncias dos moradores da região do Madame Machado, em Itaipava, sobre as irregularidades no abastecimento de água. Uma equipe do Procon esteve no local nessa quinta-feira (16), para receber as denúncias da população.

“A equipe de fiscalização encontrou diversos moradores ainda sem o abastecimento e constatou que o mesmo é, historicamente, intermitente. Ao que parece, inclusive, ao falarmos com algumas lideranças do bairro, a parte ‘alta’ da comunidade sofre frequentemente com a constante manutenção das bombas que levam a água até os reservatórios”, disse o procurador Geral do Município, Miguel Barreto.

A concessionária Águas do Imperador foi notificada a dar explicações sobre a irregularidade no abastecimento.

“A Águas do Imperador precisa explicar o fato de não ter, segundo relatos, bomba reserva para que a população não dependa de caminhões pipa”, explicou o coordenador do Procon, Fafá Badia.

O Procon Itinerante estará na próxima terça-feira (21), na Praça do Cruzeiro, na região do Madame Machado para fazer os registros dos moradores que desejarem ingressar com pedido de ressarcimento junto ao judiciário. Basta levar uma fatura de água e documentos de identificação. As denúncias também podem ser feitas por e-mail: atendimentoprocon@petropolis.rj.gov.br .

O Procon Itaipava funciona das 10h às 16h, na Estrada União e Indústria, nº 10800, no Centro da Cidadania. Já o Procon Petrópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e fica localizado na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, no Centro (na Praça Visconde de Mauá – Praça da Águia).

Situação permaneceu nesta sexta

Mesmo após os protestos, reclamações e denúncias, boa parte das residências, no bairro Madame Machado, continuou sem o abastecimento de água, segundo os moradores.

Eles informam também, que a empresa estaria fazendo um sistema de manobra e que algumas residências foram reabastecidas, outras teriam recebido pouca água e muitas continuam sem nada.

As crianças também estão sofrendo com a situação. Sem água, uma escola do bairro não conseguiu receber os alunos nesta sexta-feira.

“Complicado demais. As crianças estão sofrendo, tem que haver um jeito de normalizar a situação. Várias mães trabalham e não tem com quem deixar os filhos. Olha o transtorno, em casa, com esse calor, sem água, imagina a situação?”, declarou uma moradora que preferiu não ser identificada.

Ainda de acordo com os moradores, um novo contato com a empresa teria sido feito, nesta sexta-feira (17), para saber o motivo da demora na normalização do serviço. Em resposta, a concessionária teria informado que na quinta-feira (16) dois caminhões pipa, que estavam auxiliando no serviço de abastecimento, teriam quebrado e que apenas um teria voltado a operar.

Outro bairro, mesmo problema

A Rua dos Eucaliptos, no bairro Sargento Boening, também está sofrendo com a falta de água, segundo os moradores.

Eles informam que o abastecimento na localidade estaria prejudicado desde o início de novembro, mas que essa semana a situação se agravou. Alguns dias, sem nenhum fornecimento, e em outros, pouca água caindo nas caixas d’água.

“Nós, moradores do BNH, estamos sem água. Nosso abastecimento está sendo fornecido por caminhões pipa, estamos tendo que economizar água para tudo, não podemos nem lavar as roupas. Na segunda-feira, eu não tinha água para beber, com esse calor, isso faz mal”, desabafou a moradora Camila Grion.

O que diz a concessionária

A Águas do Imperador informou que por conta do aumento da demanda devido à alta temperatura dos últimos dias, vem reforçando o abastecimento com caminhões-pipa no bairro Madame Machado. Um dos caminhões que levava água para a localidade quebrou na manhã de hoje e, ainda pela manhã, outro foi enviado.

A concessionária afirma também ter enviado um caminhão-pipa para abastecer a escola citada na reportagem, na manhã desta sexta-feira (17), mas a unidade de ensino estava fechada. 

Já em relação ao BNH do Sargento Boening, a concessionária disse que uma retroescavadeira de terceiros danificou a rede no início da tarde de ontem (16). O reparo foi feito e o abastecimento já estaria normalizado. Por conta do desabastecimento, em virtude do tempo necessário para o reparo, um caminhão-pipa foi enviado para o local. 

A concessionária destaca que podem existir problemas pontuais de desabastecimento e que nesses casos os clientes devem entrar em contato por um dos canais de relacionamento da empresa: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, ou pelo 0800 742 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância).

Últimas