Águas do Imperador lança programa para coleta do óleo de cozinha; confira onde descartar

05/02/2022 12:16
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A Águas do Imperador lançou o Programa Trata Óleo, que tem o objetivo de evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha nas redes dos sistemas de tratamento de esgoto. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a empresa GR Grupo, especialista na coleta e destinação adequada de resíduos de origem vegetal. Todo o óleo recolhido será utilizado como matéria-prima para fabricação de produtos de limpeza que serão destinadas à instituições de assistência social da cidade.

O descarte incorreto do óleo usado provoca degradação ambiental, além de obstruir e danificar as redes dos sistemas de tratamento de esgotos. A concessionária explica que o óleo encrustado nas redes impede a passagem de efluente prejudicando o processo de tratamento.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o consumo anual de óleos vegetais no Brasil se situa em torno de três bilhões de litros, e a estimativa é que, a cada quatro litros consumidos, um seja descartado de forma incorreta, representando mais de 700 milhões de litros ao ano, lançados no Meio Ambiente.

Para Marcio Salles, diretor de Águas do Imperador, “a expansão dos postos coletores deve acontecer o mais rapidamente possível, pois é extremamente importante que a população se conscientize e efetivamente descarte o óleo de cozinha corretamente, considerando a gravidade dos danos causados ao meio ambiente, quando descartados inadequadamente”.

Confira onde descartar:

Inicialmente, o óleo de cozinha usado, pode ser depositado na bombona que fica na loja comercial de Águas do Imperador, na Rua Irmãos D’Angelo, 52 e, posteriormente mais ecopontos devem ser disponibilizados em outras unidades da Concessionária. Ao ser entregue, o óleo deve estar acondicionado em garrafas PET transparentes e, depois de processado, será utilizado como matéria-prima para fabricação de produtos de limpeza e entregues à Concessionária, que os enviará para as instituições de assistência social inscritas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para as quais Águas do Imperador destina recursos, desde 2013.

Últimas