Ainda não há data definida para a retirada dos postes da Rua do Imperador
As obras de enterramento da fiação elétrica do lado ímpar da Rua do Imperador estão em fase final. Porém, ainda não há data certa para a retirada dos postes de energia elétrica. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Robson Cardinelli, a Ampla, responsável pelo fornecimento de energia, ainda precisa homologar todos os equipamentos e cabos que serão utilizados para, então, a empresa ganhadora da licitação poder comprar os materiais e iniciar a substituição das redes de baixa e média tensão.
Apesar disso, o enterramento já passou por duas das três fases da qual é composto. A primeira a ser concluída foi o enterramento dos cabos de empresas de telefonia e televisão que atendem o município e haviam colocado os cabos de suas empresas nos postes de energia elétrica junto com os da Ampla. A segunda etapa terminou na tarde de ontem, quando o anel da Rede Metropolitana de Petrópolis (RMP), responsável pelo serviço de rede de internet utilizado por instituições públicas de ensino e pesquisa de Petrópolis, também foi enterrado.
O sistema parte do LNCC, passa pelo Centro Histórico e depois volta para o laboratório. O enterramento da (RMP) foi feito na Rua Paulo Barbosa, em frente ao n° 38. No local foi realizada a fusão dos cabos, levando em conta que o enterramento só foi realizado na Rua do Imperador. “O anel de fibra óptica forma um círculo e funciona em ambos os sentidos, por isso foi possível reaproveitar o cabeamento que era utilizado nos postes, que foi instalado na tubulação subterrânea. Isso gerou uma certa economia para o município”, disse Robson.
Ainda falta ser finalizada a terceira etapa. O cabeamento já foi homologado pela Ampla, comprado pela empresa licitada e será trazido de uma empresa do Paraná para Petrópolis. A previsão é que o equipamento chegue dentro de, no máximo, 15 dias, quando o enterramento dos cabos da Ampla deve começar a ser feito. Apesar disso, a empresa ainda precisa homologar outros equipamentos, procedimento que leva um certo tempo. “É importante ressaltar que o Governo do Estado é o responsável por fiscalizar a execução do serviço. Outro ponto importante é que não haverá prejuízos quando a fiação aérea for desligada. O Centro ficará sem luz durante muito pouco tempo e a população será avisada pela Ampla sobre o dia certo com antecedência”, falou o secretário.
O investimento faz parte das obras de reurbanização do Centro Histórico de Petrópolis, que acontece desde o ano de 2006. O trecho a ter a fiação substituída vai da subida da Rua Marechal Deodoro até os prédios próximos à entrada da Paulo Barbosa. O investimento de mais de R$ 6 milhões faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo, do Governo do Estado (Prodetur-RJ).