Ainda sem previsão de reabertura, município planeja criar nota técnica para pontos turísticos

17/09/2020 17:59

Representantes do setor de turismo e da prefeitura de Petrópolis se reuniram nessa semana com o objetivo de planejar a elaboração de uma nota técnica que irá orientar o funcionamento dos pontos turísticos do município durante a pandemia. O objetivo é permitir que os locais sejam abertos à visitação, porém com a adoção das medidas necessárias para a prevenção da disseminação do novo coronavírus. Por enquanto não há previsão de data para a flexibilização.

Participaram do encontro representantes dos guias de turismo, de restaurantes, da feira de artesanatos, dos pontos turísticos e os funcionários do governo Dalmir Caetano, Coordenador de Gestão Estratégica, a Secretária de Saúde Fabíola Heck e o Secretário do Turispetro Marcelo Valente. 

“A reunião foi positiva. Foram esclarecidas as dúvidas sobre a estratégia que a prefeitura está adotando para as flexibilizações. E foi sinalizado que, se não tiver aumento na ocupação dos leitos, a reabertura dos pontos pode acontecer em outubro”, disse uma das diretoras da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Dalva Ribeiro. 

Segundo Dalva, sem poder trabalhar durante o período mais restritivo durante a pandemia, os guias sofreram duramente. Com o início das flexibilizações, inclusive da rede hoteleira e dos polos de moda, os grupos de guias começaram a se organizar e estabeleceram protocolos de acordo com as recomendações sanitárias para a retomada do serviço e estão aguardando apenas a autorização da prefeitura. De acordo com o município, a Vigilância Sanitária irá elaborar a nota técnica com base nos protocolos apresentados pelos representantes do segmento, na taxa de ocupação dos leitos hospitalares e na curva epidemiológica da cidade.

Leia também: Prefeitura de Petrópolis é citada em delação do ex-secretário de saúde do Rio sobre esquema de desvio de recursos

Últimas