Alcoólicos Anônimos comemora 76 anos no Brasil

28/09/2023 14:19
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Alcoólicos Anônimos completou 76 anos no Brasil, no último dia 5 de setembro, salvando milhões de vidas com grupos de recuperação em todo o país. As atividades tiveram início na cidade do Rio de Janeiro, em 1947, data que marca a chegada do primeiro brasileiro à irmandade.

Atualmente, só no Estado do Rio, são aproximadamente 450 grupos, sendo 250 somente na região metropolitana, com cerca de 1.700 reuniões realizadas por semana, sendo 76 de forma remota. Ainda de acordo com dados do AA, foram mais de mil chamadas recebidas no primeiro semestre deste ano, em apenas uma das quatro Linhas de Ajuda 24h.

“É interessante perceber a capacidade de permanecer na abstinência de quem
frequenta Alcoólicos Anônimos em comparação à pessoa que participa somente de
outras fontes de recursos terapêuticos. Como especialista na área das compulsões há 25 anos, sempre indico uma reunião de recuperação, encaminho os endereços de
grupos ou se a pessoa não ouviu falar de A.A., apresento com algum folheto ou os livros de A.A. que uso como recurso”, destaca Gabriela Henrique, psicóloga e vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil.

O alcoolismo é uma doença crônica e multifatorial que tem tratamento. No Brasil, 6
milhões de pessoas adultas bebem num padrão de consumo perigoso, com risco de
dependência (6,6% entre os homens e 1,7% entre as mulheres), segundo o Covitel 2023.

Para quem deseja parar de beber ou quer ajudar quem tem problemas com o álcool,
o A.A. do Rio de Janeiro vem ampliando sua atuação. Além das reuniões presenciais,
são oferecidos Linhas de Ajuda (sendo duas disponíveis pelo WhatsApp), aplicativo para celular e encontros online por meio de plataformas de videoconferência.

O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber e não há
necessidade de pagar taxas, nem mensalidades. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo em Petrópolis, ligue para (24) 99943-1443 ou acesse:
https://www.aarj.org.br ou o aplicativo AARJ.

Últimas