Alegando inadimplência e prejuízos, PDCA suspende funcionamento do transbordo do lixo

15/jul 19:43
Por Wellington Daniel

A PDCA Serviços suspendeu, neste final de semana, o funcionamento do transbordo do lixo, no KM 78 da BR-040. A empresa alegou inadimplência por parte da AMI3, contratada de forma emergencial pela Comdep, além de mau uso do espaço, o que gerou prejuízos. Agora, os caminhões utilizados na coleta precisam aumentar a viagem e levar os resíduos até o aterro sanitário de Três Rios. A Comdep afirmou que o espaço foi fechado para manutenção e reabre nesta terça-feira (16).

“Eles estão causando vários danos. Não tem contrato, nem pagamento, inadimplência constante. Infelizmente, chegou ao ponto que tive que parar para recuperar os danos”, explicou o sócio administrador da PDCA, Jefferson Barreiros.

Barreiros ainda informou que, há duas semanas, buscou informar sobre a necessidade de utilização do espaço de forma responsável, mas sem sucesso. “As recuperações foram feitas a fim de manter a responsabilidade ambiental que temos”, alegou.

PDCA alega prejuízos pelo mau uso do espaço.
Foto: Divulgação

Há cerca de um mês, a PDCA convocou vereadores e imprensa para anunciar que poderia fechar o transbordo. Alguns dias depois, a AMI3 realizou o pagamento de parte da dívida, o que fez o fechamento ser adiado.

O transbordo era utlizado para evitar que todos os caminhões utilizados na coleta tivessem que chegar até o aterro sanitário. No local, uma carreta recebe os resíduos de até três caminhões e segue em direção à destinação final.

Crise também tem vencimento de emergenciais

Nesta semana, também estarão vencidos os contratos emergenciais para todos os serviços relacionados à coleta de lixo, tanto o urbano, quanto o hospitalar. As licitações tentadas para suprir esta necessidade foram suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), por suspeitas de irregularidades. Apesar disso, a Comdep ainda não anunciou o que será feito.

A Tribuna de Petrópolis tenta contato com a AMI3.

Últimas