Alerj analisa projeto para facilitar recarga do RioCard estudantil
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) colocou em discussão um projeto de lei que facilita a recarga do RioCard para os estudantes da rede privada que têm o benefício de pagar meia passagem no transporte público. A medida prevê que a recarga seja feita por meio de boleto bancário ou nos cartões de crédito e débito. Atualmente o pagamento só pode ser feito nas unidades físicas da RioCard.
Se aprovada pelos deputados estaduais e sancionada pelo governador Wilson Witzel, a medida vai beneficiar milhares de estudantes de todo o Estado. “Recentemente o RioCard colocou a recarga por boleto ou nos cartões de crédito e débito para os cartões comuns, queremos agora que essa alternativa seja dada também aos estudantes”, comentou o líder estudantil Yuri Couto.
Leia também: Modelo antigo do cartão Expresso RioCard deixa de ser aceito nos ônibus
O projeto de lei é do deputado Luiz Paulo e foi elaborada depois de analisar a proposta feita pelo líder estudantil. “Os estudantes enfrentam longas filas para conseguirem fazer as recargas. A aprovação da lei vai facilitar quem usa esse benefício”, disse Yuri Couto. Ainda não há previsão de quando a lei será votada, mas a expectativa é que aconteça em breve.
Além do projeto em discussão na Alerj, Yuri disse também que vai propor ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Petrópolis (Setranspetro) que as máquinas instaladas nos terminais rodoviários também possam fazer a recarga dos cartões estudantis. Atualmente só o equipamento que fica na loja da RioCard, na Praça da Inconfidência, está autorizada a fazer a recarga desses tipos de cartões.
Leia também: Recarga dos cartões de ônibus Riocard Mais pode ser feita através de cartão de crédito