Alerta de ressaca no litoral fluminense segue até este sábado

17/maio 15:18
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Segue até às 9h deste sábado (18), o alerta emitido pela Marinha do Brasil de ressaca no litoral fluminense, com previsão de ondas de até 3 metros de altura.

A ressaca teve início às 6h dessa quinta-feira (16). Durante o período, será vista uma elevação anormal do nível do mar na costa, com a presença de fortes correntes de retorno e também de ondas acima da média, podendo provocar inundação costeira, erosão e a destruição de estruturas em alguns casos.

Em Itaipuaçu, Maricá, ondas engoliram a faixa de areia e cobriram as pistas. Também houve alagamentos em Macaé. Na capital, o mar invadiu as pistas da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na madrugada desta sexta (17).

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Fábio Contreiras, a orientação é não se colocar em risco seguindo algumas orientações simples.

“Nunca se aproxime de pedras e costões com ondas, pois há um alto risco de acidente. Se for pescar, esteja sempre de colete salva-vidas; caso seja jogado ao mar, mantenha a calma, não lute contra a maré ou tente nadar, flutue e acene por ajuda; e se quiser ajudar alguém no mar, primeiro ligue 193 e não entre na água para salvar, apenas jogue um material flutuante e aguarde o auxílio profissional”, listou o major.

A Defesa Civil Estadual aproveita para incentivar a população a se cadastrar no sistema de alerta da instituição, enviando um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. A Sedec-RJ faz monitoramento meteorológico e emite diversos alertas importantes, como de raios, tempestades e fortes ventos.

Vale ressaltar que a corporação está monitorando as condições e pronta para atuação, caso seja necessário.

Últimas