Os alertas sobre risco de desastres naturais serão enviados também via aplicativo WhatsApp a partir de setembro. A medida, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, é uma parceria com o WhatsApp e o grupo Robbu. A população poderá cadastrar o número de telefone e a partir do fornecimento de informações sobre a localização irá receber alertas de chuva e orientações sobre prevenção de desastres.
Para ter acesso ao serviço, será necessário se cadastrar, a partir da disponibilização de um número, e, em seguida, interagir com o chatbot. Na sequência, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber os alertas para aquela região, além de dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e até alertas ativos em outros estados do Brasil.
Os usuários interessados em receber alertas pelo WhatsApp a partir de setembro já podem acessar o canal oficial da Defesa Civil Nacional e se cadastrar. Para isso, basta enviar um “oi” no aplicativo para o número 61 2034-4611 e iniciar a interação. Assim que o serviço de alertas, integrado à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), estiver funcionando, o usuário será informado pelo chatbot.
Emissão de Alertas
Por meio de mídias como serviços de SMS, TV por assinatura e Google Alerta, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) informa populações locais, gestores estaduais, municipais e instituições que fazem parte do Sistema Federal de Defesa Civil, dos riscos iminentes para garantir a segurança dos cidadãos das regiões em risco.
Uma das principais atribuições do Cenad é monitorar e consolidar informações referentes às previsões meteorológicas elaboradas por diversas agências brasileiras como, por exemplo, o Inmet e o Cemaden.
Atualmente, a pessoa pode se cadastrar para receber os alertas compartilhados pelo Centro mandando o CEP de sua residência, por SMS, para o número 40199. Isso possibilita que a população se antecipe aos desastres e adote medidas de autoproteção.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, em 2022, foram gerados 1.093 alertas de nível alto ou muito alto para riscos de deslizamentos, inundações e enxurradas em todo o país. A prática tem demonstrado que essas ferramentas, somadas a outras estratégias, são capazes de salvar vidas. Quanto mais mídias e recursos forem usados simultaneamente, difundindo, em tempo real, o mesmo alerta, maior será a cobertura das populações vulneráveis.