Alterações no trânsito para asfaltamento da União e Indústria causam congestionamentos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começou na manhã desta terça-feira (4) a primeira fase de asfaltamento da Estrada União e Indústria, que teve início pelo entroncamento da Rua 13 de Maio com a Avenida Barão do Rio Branco, no sentido dos distritos. As mudanças no trânsito para dar andamento à obra causaram retenções em algumas vias, entre elas a Padre Siqueira, que teve a mão invertida.
Foto: Reprodução/PMP
O trabalho neste trecho, que vai da Barão do Rio Branco até a entrada do Retiro (em frente à 105ª Delegacia de Polícia) vai se estender até setembro, por isso os motoristas devem ficar atentos às alterações no trânsito durante todo o período. Desde a manhã desta terça, a Rua Padre Siqueira está com o sentido invertido e o motorista terá que fazer o contorno na Praça da Liberdade para acessar o Centro Histórico – quem estiver na Rua Roberto Silveira não vai poder trafegar pela Padre Siqueira.
As linhas de ônibus que passam pela Rua 13 de Maio (sentido Centro Histórico) também tiveram o trajeto alterado e farão um desvio pelas ruas Alfredo Pachá, Roberto Silveira e Avenida Koeler, até acessarem a Rua da Imperatriz e seguirem pelo itinerário normal. O motorista que quiser ir em direção ao Retiro, aos bairros e distritos, é possível trafegar pela 13 de Maio e seguir pela Barão do Rio Branco – isso vale tanto para veículos individuais quanto para as linhas de ônibus.
Para os motoristas que precisam se deslocar entre o Centro e Corrêas ou Itaipava, a recomendação da Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) é para que usem, preferencialmente, a região de Cascatinha, Itamarati e Quissamã. “É uma obra importante para a cidade e que está sendo realizada em uma via de grande movimento. Infelizmente haverá congestionamento neste momento da obra”, disse o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou o início dos trabalhos na manhã desta terça.
A revitalização da Estrada União e Indústria começou no dia 16 de junho, depois de 10 anos de ações judiciais contra o Dnit – órgão responsável pela via. A empresa que está executando a obra é a Santa Luzia Engenharia e a previsão é que as intervenções sejam concluídas no ano que vem. Todo o trecho entre a Barão do Rio Branco até o distrito de Pedro do Rio – 25km – serão revitalizados.
Os trabalhos começaram pelo sistema de drenagem. Também fazem parte do projeto intervenções nas calçadas, nas baias de ônibus, sinalização, obras de contenção, entre outras.
Leia também: Bombeiros montam operação para combater incêndio florestal no Parnaso