Alunos da rede pública de ensino recebem óculos de graça

19/09/2017 12:06

O trabalho para zerar a demanda por óculos de grau entre alunos da rede pública de ensino avançou de forma significativa no fim de semana: em parceria com a Oftalmo Clínica de Petrópolis, 130 crianças passaram por consultas oftalmológicas e realizaram todos os exames para receberem, em outubro, óculos de graça. A iniciativa faz parte do II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis. Haverá, ainda, uma segunda fase de consultas e exames a crianças do 1º ano do ensino fundamental, desta vez, na clínica Santa Júlia, conveniada ao município.

Durante o mês de agosto e também este mês 60 professores foram capacitados para medir a acuidade visual das crianças para que as mesmas fossem encaminhadas às clínicas para triagem e realização dos exames oftalmológicos. Fortalecendo a parceria, a Carl Zeiss fornecerá as lentes e as Óticas Carol cuidará da montagem das armações. A entrega dos 200 óculos será em outubro, no último dia do Festival, durante uma sessão especial de cinema.

O prefeito Bernardo Rossi, acompanhado do vice-prefeito Albano Filho (Baninho), do secretário de Saúde, Silmar Fortes, e da secretária de Assistência Social, Denise Quintella, acompanhou os trabalhos e reforçou a importância das parcerias privadas junto ao governo municipal.

“A parceria dessas empresas junto ao município é de extrema importância, pois vai nos ajudar a iniciar um processo para acabarmos com a demanda por óculos para as nossas crianças. A dificuldade de enxergar acarreta baixo rendimento escolar e, com este suporte, vamos garantir o futuro melhor para elas. A integração entre os servidores da Saúde, Assistência Social e Educação foi fundamental para hoje termos essa conquista”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.Nos intervalos dos exames, as crianças puderam participar de recreações e degustaram um delicioso lanche promovido pelas empresas parcerias do Festival de Cinema. 

Com a conclusão do Festival de Cinema, a Prefeitura dará continuidade às avaliações oftalmológicas das crianças através do Programa Saúde na Escola (PSE), onde será levantado o número de estudantes, dentro dos 10 mil que serão assistidos pelo programa, que têm dificuldades para enxergar. A meta é que esses alunos sejam encaminhados à Clínica Santa Julia, conveniada ao SUS, para realizar as consultas e exames oftalmológicos ao longo dos próximos meses.

“Nessa primeira etapa oferecemos os exames junto à nossa conveniada, a Clínica Santa Júlia, e iremos manter esse cronograma gradativamente ao longo do ano. A nossa expectativa é que até o fim do ano todas as crianças do 1º ano do ensino fundamental tenham passado pela triagem e avaliação médica. Então aquelas que não foram contempladas nesse primeiro momento poderão ser atendidas mais adiante”, explicou o secretário de Saúde, Silmar Fortes. 

A cuidadora de idosos Stefani Abreu se surpreendeu quando recebeu um bilhete da escola em que o filho estuda para que o pequeno Cauã, de 7 anos, comparecesse à Oftalmo Clínica de Petrópolis para realizar o exame.

“Eu não imaginava que ele precisava usar óculos. Ele nunca reclamou em casa, mas percebia que ele assistia a TV muito de perto. Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa porque óculos é caro e aqui vamos poder fazer o exame e receber a armação de graça. Foi maravilhoso”, elogiou.

 A Secretaria de Assistência Social realizará ações junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município a fim de conscientizar sobre a importância do uso dos óculos e do retorno ao exame no próximo ano.

“A nossa meta é mapear essas crianças para verificar se as famílias recebem algum beneficio social e promover a assistência junto aos CRAS de cada região e incentivar o uso dos óculos e o retorno, após um ano, para os exames de rotina que estão contemplados na ação social do Festival de Cinema”, disse Denise Quintella, secretária de Assistência Social.



Últimas