Alunos de escola municipal de Petrópolis participam de ação da Fiocruz

Pesquisadores vão conscientizar alunos e famílias sobre a importância da prática de exercícios e da alimentação saudável

09/06/2022 09:22
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A ação “Saúde além da escola”, realizada por pesquisadores da Fiocruz, vai visitar a Escola Municipal Dom Pedro Alcântara, neste sábado (11), a partir das 10h. O intuito da iniciativa, que partiu do professor de Educação Física da escola, André Messias, é estreitar os laços entre a família e a escola para obtenção de conhecimento levado pelos pesquisadores com informações sobre alimentação saudável e prática rotineira de exercícios físicos.

André, que é doutorando em epidemiologia em saúde pública na Fiocruz, dá mais detalhes sobre a ação.

“Precisamos pensar na saúde da criança além dos muros da escola. A Educação Física não pode ser a única prática de exercício físico na vida da garotada. Além disso, a família precisa ter conhecimento sobre a importância da boa alimentação e da prática de exercícios. Uma criança ativa tem tudo para ser um adulto saudável”, explica o profissional, que tem mestrado em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Entre os pesquisadores estarão professores, nutricionistas e enfermeiros. No primeiro momento, os profissionais vão conversar com os pais para fazerem um diagnóstico sobre os hábitos alimentares dos alunos e das famílias da escola. Em seguida, haverá uma avaliação nutricional dos alunos para diagnosticar possíveis fatores de risco nas crianças, como sobrepeso, obesidade e hipertensão. Os profissionais vão medir estatura, peso e fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal das crianças.

Após este diagnóstico, num segundo momento, os pesquisadores voltarão à escola para conscientizar e levar mais informação.

“Vamos realizar uma série de atividades, como palestras, brincadeiras lúdicas e distribuição de cartilhas. Informação também gera saúde”, destaca André Messias.

Pesquisas comprovam que as doenças crônicas mais comuns na fase adulta, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, muitas vezes, têm origem na infância a na adolescência. “Por isso, criamos esta ação. Queremos conscientizar para prevenir”, completa André

Últimas