Alunos de Medicina fecham a 16 de Março por 2h em trote

07/04/2017 18:20

Alunos do curso de medicina da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) fecharam a Rua 16 de Março na tarde de hoje (7), para a realização de um trote com os calouros. Cerca de 300 estudantes, de vários períodos do curso, participaram do movimento que começou às 14h e terminou quase duas horas depois. Neste período, o trânsito teve que ser desviado para a Rua Alencar Lima. 

Policiais Militares e Guardas Civis Municipais escoltaram os estudantes enquanto dançavam funk e bebiam em pleno Centro da Cidade. Moradores de alguns edifícios ao longo da via jogaram baldes de água, enquanto lojistas aguardavam a via ser liberada.

Segundo a Comissão 2021 que organiza o trotes, eles tinham uma autorização da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para fechar a Rua 16 de Março por duas horas. "Este trote é uma tradição aqui na cidade e temos a autorização para ficarmos aqui", disse um integrante da comissão. 

Em nota, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase informou que a instituição não apoia qualquer tipo de ação que possa inibir, humilhar ou expor o próximo. Em 2007, a instituição também estabeleceu uma Resolução nº 001, que proíbe a prática do trote na instituição, responsabilizando seus organizadores e participantes. 

Ainda de acordo com a instituição ressaltou que toma todos os cuidados necessários para evitar o trote dentro e fora do campus, com o envio de comunicados, reuniões com representações estudantis e presença em salas de aula, assim como a participação da direção da faculdade durante a recepção de ingressantes, evento este que consiste em atividades de acolhimento dos novos alunos dos cursos da FMP/Fase, quando também são informados sobre a ilegalidade do trote. A instituição orienta, inclusive, para que os alunos denunciem caso sejam coagidos a participar de trotes e disponibiliza um canal direto de comunicação sobre essa prática.

Últimas