Alunos de robótica do Colégio Santa Isabel irão participar de competição da NASA, nos Estados Unidos

09/abr 09:14
Por Enzo Gabriel

No próximo sábado (13), um grupo de seis estudantes de robótica do Colégio Vicentino Santa Isabel irá viajar para participar do Human Exploration Rover Challenge, nos Estados Unidos. O evento, realizado pela NASA, ocorrerá entre os dias 18 e 20 de abril, na cidade de Huntsville, no Alabama.

Sérgio França, Coordenador da Infotec Educacional, de Tecnologias Educacionais e professor no Ensino Médio do Colégio conta mais sobre a participação no projeto.

“Os alunos Infotec vêm representado o Brasil desde 2018 em eventos da NASA, onde nos dois primeiros anos saímos vitoriosos. Desta vez, optamos por levar apenas estudantes do Colégio Vicentino Santa Isabel, em função do desempenho deles nas recentes atividades. O caminho natural é o grupo enviar um projeto para a NASA, que pode ou não ser aprovado. Quando tudo “ok”, começam os trabalhos, já sob a supervisão da Agência Espacial Americana, Infotec Educacional e o CVSI”.

O professor e coordenador também fala sobre os ensinamentos passados aos alunos:

“O nosso método de trabalho é extremamente claro em todos os colégios parceiros da Infotec. O aluno precisa ser o protagonista sempre. Nós apenas vamos ensinando e mostrando os melhores caminhos. As decisões, estratégias, treinos e rumos em geral refletem a opinião, experiência e esforço dos estudantes. Nunca colocamos a mão em nada. Acreditamos que não adianta vencer nenhum evento de robótica se o trabalho não foi 100% dos alunos. Essa é a nossa filosofia cotidiana. Quem nos conhece sabe bem disso. Neste contexto, a expectativa é que haja aprendizado para os meninos, amadurecimento, que eles possam forjar ainda mais características e bons valores. Vencer ou não vencer uma competição, diante de tantas coisas mais importantes, torna-se algo quase secundário. Mas, é claro que vamos buscar nosso melhor, mantendo e fortalecendo nossos valores. É preciso acrescentar o total apoio do Colégio Vicentino Santa Isabel, em todas as nossas atividades, possibilitando assim tantas coisas bacanas para os estudantes”.

O NASA Rover Challenge se trata de uma competição internacional realizada anualmente. O desafio reúne equipes de estudantes de diversos países do mundo que projetam, constroem e operam rovers (veículos espaciais) para a realização de tarefas simuladas em Marte. Em geral, elas incluem navegação em terreno acidentado, recuperação de amostras e execução de missões científicas. Normalmente, cerca de 100 equipes participam.

O objetivo principal do desafio é promover o interesse e a excelência em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) entre os jovens, dando uma oportunidade prática de aplicar seus conhecimentos em um ambiente desafiador e colaborativo. O desafio também permite que os participantes desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação.

Os rovers criados para o desafio devem ser projetados para operar em condições semelhantes às de Marte, incluindo variações de temperatura e comunicação com uma estação base remota. A competição é dividida em várias categorias, como divisões para estudantes do ensino médio, universitários e equipes internacionais.

“O veículo está pronto. Tivemos alguns problemas mecânicos que já foram resolvidos. Em um teste privado nas instalações do colégio, os alunos-pilotos já sentiram uma enorme diferença em relação às melhorias feitas desde o início do projeto. Agora é irmos aos EUA tentar buscar mais um troféu pro Brasil e para Petrópolis”, finaliza Sérgio, sobre a preparação para a competição.

Últimas