Aniversário de Santos Dumont: “A Encantada” tem entrada franca e nova atração para visitantes

20/07/2019 10:04

Neste sábado (20) comemoram-se os 146 anos do nascimento de Santos Dumont. Em homenagem ao “Pai da Aviação”, o Museu Casa de Santos Dumont estará com a entrada franca hoje. A data também abrirá a exposição sobre o trabalho da aeronáutica com a mostra “Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto”, no Centro Cultural 14 Bis. 

A exposição vai contar um pouco sobre a atuação e o trabalho da aeronáutica em Petrópolis, através do destacamento que fica no Pico do Couto, no Rocio. Com o apoio do Museu Aeroespacial e do DTCEA-PCO – Destacamento do Espaço Aéreo do Pico do Couto, a exposição será inaugurada hoje. 

Com murais de fotos e vídeos explicando a função dos militares, consoles de 1901 e maquete interativa de um aeroporto, do acervo do Museu Aeroespacial, a coordenadora do Centro Cultural espera atrair mais turistas ao local, assim como petropolitanos.

“Uniremos o atual com o antigo, com maquete do aeroporto, com a parte da aeronáutica, dos aviões mais modernos, tem tudo a ver com Santos Dumont. Eu acredito que, no aniversário dele, o número de visitantes chegue a 1.500”, contou Simone Wayamd.

A ideia da exposição é mostrar um pouco da missão do Pico do Couto aos turistas e petropolitanos. Em Petrópolis, os militares trabalham tanto no controle do tráfego aéreo, quanto na defesa, com grandes equipamentos de controle, radares, uma estação meteorológica, entre outros, atuando em um raio de 400 km no entorno, o que abrange os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais.

“Muitas pessoas não conhecem o trabalho do Destacamento, então a ideia é trazer esse conhecimento para os petropolitanos e para os turistas, mostrar um pouco da missão do Pico do Couto. Foi uma ideia que partiu do comandante do Pico, tudo foi organizado dentro de duas semanas. Nós do Museu, cedemos a maquete e eu vim acompanhar a montagem e a inauguração”, contou Amanda Marques, museóloga do Museu Aeroespacial – MUSAL.

“Existe todo um controle de uma aeronave e do seu espaço, é uma equipe gigantesca que controla todos esses movimentos e que mantêm a segurança de um voo”, continuou Amanda.

Atualmente o DTCEA-PCO opera com quatro modernos radares, além de diversos equipamentos de telecomunicações, assim como uma estação meteorológica. O Destacamento tem participação fundamental para a garantia da segurança e da movimentação aérea durante grandes eventos.

Uma família de Itabira, Minas Gerais, esteve na Casa Santos Dumont na tarde de ontem. A mãe, Rafaela Costa, já conhecia o Museu, mas quis trazer as filhas, Luíza e Lívia, para conhecer o espaço, “eu vim quando eu era criança, ai como elas estão estudando história a gente veio trazer elas para conhecer e elas adoraram”, contou Rafaela.

“A exposição, que será por período indeterminado, tem como objetivo aproveitar que o visitante já está imerso nesse ambiente de Santos Dumont, que foi o inventor do avião, e conheça mais sobre o nosso trabalho. Até mesmo os próprios petropolitanos, que muitos não sabem da existência do destacamento aqui”, disse o Comandante do DTCEA-PCO, 1°Ten Eng Pedro Henrique Morsch Mazzoni.

Sobre o aviador

Nascido em Palmira, atualmente batizada de Santos Dumont, em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873. Alberto Santos Dumont foi um aeronauta e inventor brasileiro. Ele projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. O brasileiro é considerado o “Pai da Aviação” e ganhou esse título após construir o 14-Bis, primeira aeronave com motor e hélice que voou por uma distância de 60 metros, a três de altura do chão, na França, em outubro de 1906.

Era descendente de um engenheiro francês e desde muito cedo já tinha o manejo e uma mente expansiva sob o incentivo do pai. Guiado pela curiosidade e destreza, arquitetava e construía os próprios brinquedos, consertava pequenos objetos e gostava de desmontar para recriar as coisas.

Após uma mudança para o Rio de Janeiro, e posteriormente para São Paulo, a fim de cuida da plantação de café da família, se mudou para Paris. Lá, aprofundou seus estudos em engenharia mecânica, elétrica, física, química e início do desenvolvimento aeronáutico.

Foi na cidade francesa que Santos Dumont realizou seus primeiros experimentos, que resultaram, em alguns acidentes. Ao lado de outros cientistas, transformou-se em um dos grandes nomes da ciência na capital francesa.

Após consolidar seu nome, retornou ao Brasil, vivendo na Cidade Imperial.

Portador de esclerose múltipla, e abatido por uma de suas invenções: o avião sendo utilizado como arma de guerra, cometeu suicídio no dia 23 de julho de 1932, aos 59 anos. 

Invenções

Suas principais invenções foram: o avião 14-Bis: com ele foi feito o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar, na cidade de Paris em 1906. O Balão de gás de pequeno porte: A bordo de Brésil (Brasil em francês), em 1989, marcou o primeiro voo de um balão com sua própria pulsação. Dirigível (balão com motor a gasolina): primeiro balão com motor a gasolina. Após diversos testes, o Dirigível Nº 6, conquistou o prêmio Deutsch. Ultraleves: a pequena aeronave Demoiselle (senhorita em francês) sobrevoou Paris em 1900, alcançando 96 km/h. Chuveiro de água quente: invenção projetada em Petrópolis, Dumont furou um balde e o dividiu ao meio, um lado com água fria e outro com água quente. Relógio de pulso: com o intuito de controlar o tempo enquanto estivesse no ar, Dumont solicitou a um amigo relojoeiro, Louis Cartier, que projetasse um relógio com alças para fixar no pulso. Hangar: era um projeto de um imenso galpão para guardar aeronaves.

Segundo dados da Secretaria de Turismo, em 2018, a Casa de Santos Dumont recebeu mais de 160 mil pessoas de diversas partes do país e até de fora.

Hoje, a partir de 9h30, o museu entrará em clima de festa, com bolo e refrigerante para os visitantes, que terão entrada gratuita. O atrativo fica na Rua do Encanto, 22 – Centro. A gratuidade vale apenas para este sábado, mas o Museu funciona de terça a domingo, de 9h às 17h30.

Últimas